Existem muitas formas de tratamento para Glaucoma, podendo ser cirúrgico, medicamentoso ou a laser. Considerado uma das maiores causas de cegueira do mundo, o Glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular que pode causar lesões ao nervo óptico.
É uma doença silenciosa em seus estágios iniciais e, quando não controlada, pode levar à cegueira. Atualmente existem tratamentos eficazes para impedir a perda da visão causada pelo Glaucoma e manter o controle da pressão intraocular.
Confira abaixo um pouco mais sobre cada tipo de tratamento para Glaucoma.
O que é o Glaucoma?
O Glaucoma é caracterizado por lesões nas fibras do nervo óptico causadas pelo aumento da pressão intraocular.
A pressão intraocular aumenta quando há alterações no escoamento e drenagem do humor aquoso, um líquido presente entre a córnea e o cristalino. Esse aumento de pressão, lesiona lentamente o nervo óptico.
Por isso, a perda de visão causada pelo Glaucoma é silenciosa, uma vez que ela é progressiva e afeta primeiramente a visão periférica e lateral.
Tratamento para Glaucoma: Medicamentos
Em casos iniciais, em especial para o controle da pressão intraocular, os colírios costumam ser a primeira escolha para este controle. Em alguns casos, eles podem vir associados com medicamentos orais.
Os colírios podem agir reduzindo a produção de humor aquoso, auxiliando na sua drenagem. A decisão de qual o melhor colírio vem do oftalmologista, considerando o tipo de Glaucoma, alergias e outros fatores.
Lembre-se de nunca se automedicar.
Tratamentos para Glaucoma: Laser
Os tratamentos a laser atuam melhorando os sistemas de drenagem e escoamento do humor aquoso. Em diversos casos, os oftalmologistas podem optar por esse estilo de tratamento no lugar dos tratamentos com colírio. Alguns exemplos de tratamento a laser são:Iridectomia, Tratamento Seletivo a Laser (SLT), Trabeculoplastia e Gonioplastia.
Tratamento para Glaucoma: Cirurgia
Os tratamentos cirúrgicos para Glaucoma são considerados quando outras abordagens não têm o efeito esperado. Outra indicação cirúrgica é em casos de Glaucoma de ângulo fechado, considerado uma emergência oftalmológica. Alguns exemplos de tratamento para Glaucoma são as Cirurgias Minimamente Invasivas (MIGS) e a colocação do iStent, um canal de drenagem para o humor aquoso.