A saúde dos olhos da mãe durante o puerpério.

Muito se fala sobre a saúde dos olhos durante a gravidez, mas e depois do parto? Durante o puerpério, período que se inicia após o parto e se estende por cerca de 6 semanas, a mulher pode estar mais suscetível a algumas doenças oftalmológicas. As mais comuns são:

Olho Seco: é quando os olhos não produzem lágrimas suficientes ou a qualidade das lágrimas é comprometida, causando desconforto ocular. Essa síndrome pode ser agravada durante o puerpério devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher.

Retinopatia Diabética: mulheres que tiveram diabetes gestacional estão suscetíveis ao desenvolvimento de Retinopatia Diabética durante o puerpério. A Retinopatia Diabética é uma complicação do diabetes que afeta os vasos sanguíneos na retina, podendo levar à cegueira.

Infecções Oculares: a falta de sono e a fadiga podem enfraquecer o sistema imunológico, facilitando o desenvolvimento de infecções oculares, como conjuntivite e blefarite (Inflamação da pálpebra que afeta os cílios ou a produção de lágrimas).

Mas em meio à mudança de rotina, cuidados com o bebê recém-nascido e adaptação do corpo, como cuidar da saúde dos olhos?

Separamos algumas dicas de cuidado com os olhos durante o puerpério:

  • Descanse os olhos: a privação do sono é comum durante os primeiros meses do bebê, por isso é importante fazer pausas frequentes e piscar os olhos para reduzir o cansaço visual.
  • Mantenha uma boa higiene ocular: lave as mãos antes de tocar nos olhos e evite coçar ou esfregar. Isso pode ajudar a prevenir infecções.
  • Se alimente de forma saudável: as novas mães devem incluir em sua alimentação alimentos como peixe, frutas, verduras e legumes. Uma dieta rica em nutrientes, como vitaminas A, C e E, zinco e ômega-3, pode ajudar a manter a saúde dos olhos.
  • Faça exames regulares: é importante que você faça os exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde dos olhos e detectar qualquer problema o mais cedo possível. Algumas doenças oftalmológicas podem não apresentar sintomas iniciais, mas são detectadas precocemente durante o check-up.

Esses são alguns cuidados que você pode adotar para manter a saúde dos olhos durante o puerpério.

Mas lembramos que cada caso é único e as recomendações podem variar dependendo da sua saúde ocular e das circunstâncias do parto. Se houver alguma preocupação em relação à saúde dos seus olhos, é importante consultar um oftalmologista.

É preciso cuidar bem de você para conseguir cuidar bem do seu bebê.

E lembre-se: essa é uma fase de adaptação e tudo vai ficar bem.

Mês das Mães HOPR