TRAUMA OCULAR

Olhos cansados têm sido um dos problemas mais falados hoje em dia.

Certamente você já se pegou queixando de cansaço e dores na região dos olhos, principalmente se você passa boa parte do seu dia exposto às telas e não faz pausas para descanso. Se isso ocorre, saiba que sua visão pode estar suscetível a desenvolver a Tensão Ocular – também conhecida como Fadiga Ocular. Os sintomas de tensão ocular podem aumentar quando se lê letras miúdas, quando se faz uso excessivo de computador ou assiste TV a curta distância, quando se lê com pouca iluminação, ou quando se observam objetos à distância.

A tensão ocular aumenta quando os músculos dos olhos estão tensos e são forçados ao uso, provocando pressão no nervo óptico. É um sintoma que também está intimamente ligado ao estresse, além de outras condições oculares, físicas e emocionais.

Fique atento aos sintomas de Tensão Ocular:

  • Olhos doloridos;
  • Olhos secos e com desconforto;
  • Visão desfocada, nublada;
  • Dores nas costas e no pescoço;
  • Visão dupla;
  • Dificuldade em focar e concentrar-se em objetos;
  • Sensibilidade à luz – tanto natural como artificial;
  • Sensação de aperto na testa e nas têmporas;
  • Dores de cabeça frequentes, como enxaquecas.

 

Como saber se tem Tensão Ocular?

Se você frequentemente sente qualquer uma destas condições ou sinais listados acima, é importante que você agende uma consulta com um oftalmologista de sua confiança. Para esses tipos de casos, é analisado os seus hábitos e realizado um exame que consiste em medir a tensão do olho através de um aparelho que mede a pressão dos nervos. O exame é rápido, seguro e indolor.

 

Tratamento

Após passar por avaliação médica e realizar os exames necessários, o médico oftalmologista vai prescrever o tratamento mais indicado para cada caso em específico, que pode variar desde uma compressa, massagem para relaxar a área até a recomendação do uso de óculos, lente de contato, laser ou cirurgia.

Dicas para reduzir o cansaço dos olhos

Para evitar a Tensão Ocular, faça pausas regulares de 20 minutos para deixar seus olhos descansarem, quando estiver realizando uma tarefa que exija esforço e atenção prolongada. Uma outra dica importante é ajustar o seu espaço de trabalho ou estudos, incluindo a redução de qualquer luz brilhante ou ofuscamento em seu ambiente. Além disso, lembre-se de piscar os olhos com frequência, pois estimula a produção de lágrimas e previne o olho seco. Vale lembrar que é importante não negligenciar as consultas oftalmológicas regulares e relatar qualquer sintoma diferente ao seu médico.

Para mais dicas e informações, acompanhe nossas redes sociais @hospitaldeolhospr