Síndrome do Olho Seco pode prejudicar a produtividade no trabalho

O consumo excessivo de telas pode estar relacionado a problemas oculares que, se não tratados, prejudicam seus olhos e atrapalham sua rotina

 

Se você trabalha ou passa muito tempo exposto às telas de computador, celular ou tablet, tenha atenção com a saúde dos seus olhos. Eles podem apresentar irritação, sensação de ardência, secura e coceira. Este desconforto visual pode afetar seu desempenho profissional e a sua produção no trabalho.

Estes sintomas podem estar relacionados a um problema ocular muito comum: a Síndrome do Olho Seco. Esta doença afeta a produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.

A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

A Síndrome do Olho Seco pode ser causada também por infecções bacterianas, exposição em excesso a ambientes com ar-condicionado, alterações hormonais ou até o excesso de oleosidade na pele, além do uso excessivo das telas.

O diagnóstico é clínico e o tratamento é feito com a aplicação de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos.

É essencial o acompanhamento oftalmológico mais frequente, principalmente para identificar e controlar as causas do distúrbio. Sem tratamento a síndrome pode resultar em lesões na córnea, comprometendo assim, a visão de forma temporária ou definitiva.

A mudança de hábitos na utilização do computador ou outros dispositivos digitais, a escolha do monitor, a adaptação da iluminação no local de trabalho e em casa, as rotinas durante o dia ou noite, entre outros, são medidas que podem ajudar a prevenir ou tratar o problema do olho seco.

Lembre-se de que os seus olhos trabalham arduamente para você, portanto, dê a si próprio o descanso e apoio de que precisa para que eles sejam saudáveis. Mantenha as consultas com o oftalmologista em dia!