pressão alta

Pressão alta, ou hipertensão arterial, é uma das doenças sistêmicas mais comuns no Brasil. Pesquisas indicam que quase 30% da população brasileira sofrem com o aumento da pressão arterial. Quando não controlada, a longo prazo, a pressão alta pode sim causar consequências para a saúde oftalmológica.

Neste artigo você descobre mais sobre a hipertensão e como esta condição pode afetar a saúde dos seus olhos.

 

O que é hipertensão?

A pressão alta é o nome popular para a hipertensão arterial, doença sistêmica caracterizada pelos níveis aumentados da pressão arterial. Estudos indicam que 90% dos casos são hereditários, entretanto, existem outros fatores que podem influenciar o seu aumento como tabagismo, consumo de bebida alcoólica, obesidade e altos níveis de colesterol.

Na prática, o aumento da pressão está relacionado à força que o coração precisa para levar sangue para as artérias. A hipertensão ocorre quando os valores da pressão máxima e mínima ultrapassam valores de 13 para sistólica (quando o coração se contrai) e 9 para diastólica (quando o coração relaxa).

A hipertensão exige acompanhamento com o cardiologista, assim como o uso de medicamentos de controle.

 

Pressão alta afeta a saúde dos olhos? 

Sim, quando não controlada, pode causar problemas oftalmológicos. A Retinopatia Hipertensiva é uma das consequências da hipertensão arterial. Ela é uma lesão vascular nos vasos que irrigam a retina, e que a longo prazo podem causar redução ou, em alguns casos mais raros, até mesmo a perda de visão.

Esta é uma doença que em seu estágio inicial não tem sintomas, mas que em casos avançados pode causar visão turva, dores de cabeça e perda da acuidade visual. O diagnóstico da Retinopatia Hipertensiva é feito por meio do exame de fundo de olho (fundoscopia), no qual são observados os vasos sanguíneos da retina.

O tratamento da Retinopatia Hipertensiva também é multidisciplinar, tendo em vista tanto o manejo da doença quanto o controle da hipertensão. Existem atualmente opções de injeções intravítreas e tratamentos a laser que atuam impedindo a evolução da retinopatia, podendo até mesmo devolver a qualidade da visão.

É muito importante realizar o acompanhamento com oftalmologista e cardiologista.

 

Pressão intraocular é o mesmo que hipertensão?

Não, a pressão intraocular não está diretamente relacionada a pressão alta. A pressão intraocular, como o próprio nome já indica, ocorre dentro do olho e é causada pelo desequilíbrio da circulação do humor aquoso. Seu aumento pode causar Glaucoma, uma doença do nervo óptico que pode causar a cegueira.

A pressão alta é uma doença vascular sistêmica que pode ter complicações em diversas partes do organismo.

Por isso, o tratamento da hipertensão não substitui o tratamento para o Glaucoma e ambos exigem acompanhamento médico especializado.

A pressão alta, quando não tratada adequadamente, pode ter complicações na saúde oftalmológica. É muito importante realizar os tratamentos adequadamente e manter o acompanhamento médico. O Hospital de Olhos do Paraná conta com especialistas e tecnologias para o diagnóstico e tratamento da Retinopatia Hipertensiva.