Você sabia que a taxa de açúcar no sangue pode comprometer a saúde dos olhos?

A diabetes é uma doença que afeta cerca de 3% da população mundial e é um dos fatores de risco para o desenvolvimento precoce de doenças oculares como: Catarata, alguns tipos de Glaucoma, além de ser o fator determinante para o surgimento da Retinopatia Diabética, doença que pode levar à cegueira irreversível.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, as pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as que não portam a doença.

Como se prevenir? É fundamental controlar o nível da glicemia, manter um estilo de vida saudável, alimentação acompanhada por um nutricionista, praticar exercícios físicos regularmente e realizar consultas periódicas com o seu oftalmologista.

Dentre os exames diagnósticos está a Fundoscopia, mais conhecida como Exame de Fundo de Olho, um procedimento simples, não invasivo, rápido e indolor  que pode diagnosticar diversas doenças.

Para as pessoas com diabetes, este exame é imprescindível, uma vez que, possibilita a identificação da Retinopatia Diabética, doença silenciosa e progressiva que pode levar à cegueira.

Recomenda-se que todo paciente com diabetes faça o exame do fundo de olho pelo menos uma vez por ano. Você está em dia com as suas consultas?