Você sabia que as mulheres são bastante suscetíveis a desenvolver doenças oculares? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres e os motivos são diversos, entre eles, a menopausa que causa a interrupção da produção de estrogênio. A falta deste hormônio pode causar alterações no filme lacrimal, levando ao quadro de olho seco, com sintomas como sensação de areia nos olhos, coceira e fotofobia.

A falta do estrogênio na menopausa também pode afetar a saúde das mulheres através do surgimento das doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla que atingem com maior frequência o sexo feminino, expondo-as ainda mais a alterações da lágrima.

De acordo com médica oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos do Paraná, Dra. Luciane Moreira, a chegada da terceira idade também aumenta o risco de alterações oftalmológicas, pois com o decorrer dos anos os tecidos oculares envelhecem, somando-se às inúmeras alterações morfológicas nos olhos, como o desenvolvimento de Catarata, Glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), recorrente nesta fase da vida. “A DMRI causa a perda gradual da visão central em pessoas acima dos 50 anos. Se não tratada adequadamente, pode levar à perda da visão definitiva”, explica.

Segundo a especialista, durante a gestação, as mulheres se queixam de maior sensibilidade ocular devido às alterações do organismo. “Os problemas mais comuns apresentados são olho seco e aumento do grau de miopia. Por isso, vale lembrar, sobre a importância da realização de exames oftalmológicos junto ao pré-natal, para diminuir sintomas comuns, mas também prevenir sequelas graves à visão em situações como na pré-eclâmpsia e no diabetes gestacional”, ressalta.

Outro agravante e quase unanimidade entre as mulheres, é o uso constante de maquiagem que podem ocasionar processos alérgicos, hordéolo e meibomite que é a inflamação das glândulas de gordura da pálpebra, além da falta de cuidado pelo uso de produtos fora da validade. “O compartilhamento de produtos, itens vencidos e descuido na hora de aplicá-los, falta de higienização dos pincéis e até mesmo a falta de assepsia da pele podem tornar os olhos vulneráveis a sérios problemas”, alerta Dra. Luciane.

Por ser uma região extremamente delicada, o Hospital de Olhos do Paraná, recomenda cuidados essenciais ao fazer a maquiagem, a fim de evitar traumas ou infecções:

1) Contorne as pálpebras com o lápis, apenas do lado de fora dos cílios, em pequena quantidade e com atenção para não encostar na córnea.
2) Utilize máscara de cílios lavável ao invés de à prova d’água, pois sai com mais facilidade e evita o atrito na área.
3) Remova a maquiagem diariamente antes de dormir.
4) Invista em bons demaquilantes ou use xampu infantil, por ter formulação neutra e não agredir a pele, para a limpeza.

Você que é mulher, independentemente da faixa etária, adote um estilo de vida saudável para evitar problemas oculares mais graves. Nesse sentido, consultar periodicamente o oftalmologista, além de se alimentar bem, evitar sobrepeso, praticar exercícios físicos e parar de fumar são atitudes fundamentais se você deseja enxergar bem por muitos anos ainda. Cuide-se! Sua saúde é o seu maior bem!