Hospital de Olhos do Paraná participa da 8ª Caminhada do Diabetes neste sábado (09/11) no Parque Barigui

Evento visa a conscientização do controle e prevenção da doença e contará com orientações gratuitas e realização de exames de Fundo de Olho

O Hospital de Olhos do Paraná (HOP) vai participar neste sábado (09/11) da 8ª Caminhada do Diabetes, promovida pelo Centro de Diabetes Curitiba (localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças), em parceria com sociedades médicas e universidades, a partir das 8h30, no Parque Barigui, em Curitiba. A ação, aberta a toda a comunidade, é uma mobilização mundialmente reconhecida e incentivada pelas Sociedades de Diabetes e tem como objetivo atuar na conscientização do controle e prevenção da doença, com informações sobre diagnósticos e tratamento.

A caminhada terá um percurso de 3km, partindo do estacionamento da BR-277 do Parque Barigui. Além disso, o evento contará também com uma ação social com diversas especialidades, todas voltadas ao diagnóstico e tratamento do diabetes, a partir de exames e equipes de profissionais dispostas a trazer informações e orientações.

Médicos e residentes do Hospital de Olhos do Paraná estarão em um stand à disposição de pacientes para a realização de exames com tecnologia de ponta, como o de Fundo de Olho que auxilia no diagnóstico da Retinopatia Diabética. Os pacientes que apresentarem alteração nos exames receberão informações detalhadas de como tratar e controlar a doença. “A Diabetes é uma doença de alta prevalência na população, por isso, todos os esforços para divulgar o seu controle para evitar suas complicações são muito importantes”, afirma o chefe do Serviço de Retina do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Carlos Augusto Moreira Júnior.

Para participar do evento, basta se inscrever pelo site www.caminhadadiabetescuritiba.com.br. O evento é gratuito e os participantes ganham camiseta e brindes.

Retinopatia Diabética
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, após 10 anos do surgimento do diabetes, 50% dos seus portadores terão alguma complicação visual. Os problemas visuais são os de maior incidência entre as pessoas com o diabetes fora de controle. A doença mais preocupante, segundo Dr. Moreira Júnior, é a Retinopatia Diabética, que afeta os pequenos vasos da retina (região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro). O surgimento da retinopatia está relacionado ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da doença.

SERVIÇO: 8ª Caminhada do Diabetes
Data: 09/11
Horário: 8h30 – entrega da camiseta | 9h30 início da caminhada
Local: Parque Barigui (concentração no estacionamento da BR-277)
Inscrições: www.caminhadadiabetescuritiba.com.br
Evento gratuito e aberto ao público.