Cada vez que você fuma um cigarro são lançadas para o seu organismo centenas de substâncias tóxicas que afetam os olhos

Em 29 de agosto de 1986 foi criado o Dia de Combate ao Fumo pela Lei Federal 7.488. A data tem como objetivo reforçar ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos que o tabaco pode causar, sejam eles sociais, de saúde, econômicos, políticos e ambientais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa evitável de mortes em todo o mundo. Todo o funcionamento do nosso sistema é afetado pelas toxinas do tabaco, inclusive os olhos, uma das áreas mais sensíveis de nosso corpo.

A fumaça liberada pelo cigarro vai em direção aos olhos, agindo de modo a prejudicar a transparência do cristalino, que funciona como uma espécie de lente. Em longo prazo, isso pode favorecer, ou mesmo acelerar, o processo de opacificação dessa estrutura ocular.

Como consequência, surge a catarata, que tem três vezes mais chances de se desenvolver em pessoas que fumam. Pessoas que pararam de fumar podem ter problemas com a visão mesmo depois de 15 a 20 anos.

A fumaça do cigarro é um irritante que piora os sintomas de olho seco e o tabaco afeta a circulação sanguínea, diminui a quantidade de antioxidantes no sangue e prejudica a visão. O hábito de fumar está associado a um risco de aumento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ocasionando visão embaçada, distorção e, até mesmo, perda de visão.

O Glaucoma, uma das maiores causas de cegueira no mundo, também pode ser potencializado pelo uso do tabaco. O fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos em geral, o que colabora para o aumento da pressão intraocular. Além disso, trata-se de um hábito que pode tornar as paredes das veias mais rígidas, de modo a dificultar a circulação.

Mas não é só a pessoa que fuma que sofre as consequências. Segundo a OMS, mais de 890 mil mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Por isso a conscientização dos danos que o tabaco causa são tão importantes. Não é somente a sua saúde que está em risco, mas sim de todos aqueles que convivem com você.

Sua saúde é o seu bem mais precioso, preserve-a.