Nessa época do ano comumente sofremos com um aumento das alergias respiratórias e também das alergias oculares. O ar seco, a poluição e a redução das chuvas agravam o ressecamento dos olhos. Confira algumas dicas importantes para cuidar ainda mais da sua saúde nesse período:
Cuidado com o ar-condicionado: Evite ficar posicionado de frente para o ar-condicionado, ele pode dificultar a lubrificação dos olhos.
Evite colocar as mãos nos olhos: Os olhos são portas de entrada para infecções, vírus e bactérias, por isso evite colocar as mãos nos olhos e esfregá-los ou coçá-los. Além disso, a coceira ocular intensa e contínua, pode desenvolver o Ceratocone, uma doença ocular que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando distorções na visão.
Não compartilhe objetos de uso pessoal como toalhas, maquiagem, colírios: Esses objetos podem estar contaminados e entrar em contato com a sua secreção ocular.
Beba água e mantenha-se hidratado: Os olhos, assim como todo o organismo, precisam de lubrificação para que se mantenham saudáveis. Além disso, a ingestão de água é muito importante para ajudar o corpo a fortalecer as defesas naturais.
Mantenha os ambientes bem ventilados e evite aglomerações!
Em caso de ardência, vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz, coceira e sensação de areia nos olhos, procure um oftalmologista e não use colírios ou medicamentos sem prescrição médica.