Recentemente, a atriz Regina Casé causou comoção nas redes sociais ao compartilhar um grave problema que teve nos olhos, devido ao uso de uma cola para cílios postiços.  A intérprete da vilã Zoé, da novela “Todas as Flores” contou que, ao se maquiar para um evento, ficou por horas com a cola para os cílios. Segundo ela, isso fez com que parte das glândulas oculares fosse obstruída, gerando uma lesão na córnea pela falta de lubrificação ocular.

Em suas redes sociais, a apresentadora publicou um vídeo contando que o ocorrido foi muito assustador. “Eu tinha feito um evento de horas, e foi aplicado uma cola de cílios, tomem muito cuidado com isso, que entupiu todas as saidinhas, meu olho parou de lubrificar, e um pedaço da cola ficou na córnea. Tive uma lesão química”, relatou. A atriz disse que foi cinco vezes ao médico, que lhe afirmou que o caso era grave. “Durante dois dias, eu fiquei sem enxergar nada, estava tudo embaçado, lavava o olho, mas não enxergava. Fiquei desesperada, foi um verdadeiro pesadelo”.

Depois do susto, e do tratamento com um oftalmologista, veio a recuperação. Religiosa, a atriz foi até a igreja para fazer um agradecimento especial à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão.

Lesão na córnea

A lesão química na córnea ocorre quando uma substância entra em contato com o olho, causando uma queimadura no órgão. Ultimamente, vários problemas do tipo têm acontecido om substâncias como álcool em gel, pomadas para cabelo e colas usadas para fazer extensão de cílios – que foi o caso de Regina Casé. Este tipo de lesão na córnea pode ocasionar desde complicações leves até mais graves. No caso da cola de cílios, o paciente pode ter uma reação alérgica ao componente utilizado no produto, causando irritação e coceira no olho. O contato com substâncias químicas também pode levar à ceratite, uma inflamação da córnea.

Entre os principais sintomas causados por uma lesão química na córnea, estão: Lacrimejamento; Olho vermelho; Irritação; Coceira; Fotofobia; Visão prejudicada temporariamente; Dificuldade para manter os olhos abertos e perda parcial da visão. O tratamento pare este tipo de lesão começa imediatamente após o contato com a substância, lavando o olho.  A lavagem pode ser feita com soro fisiológico.  O tratamento com o médico oftalmologista é feito com lubrificantes, colírios cicatrizantes ou colírios antibióticos. Em casos mais sérios, a cirurgia pode ser necessária.

Uma dica importante é verificar sempre o prazo de manutenção dos cílios, já que se a cola seca, a mesma começa esfarelar, e esse farelo é extremamente irritante aos olhos, podendo causar uma alergia grave.