A cirurgia de Catarata atualmente é um dos procedimentos mais seguros e com maiores benefícios na oftalmologia. A Catarata é uma doença que deixa o cristalino opaco, o que causa dificuldade de enxergar, aumento dos erros de refração e até mesmo cegueira. Ela pode ser causada pelo envelhecimento natural dos olhos, doenças sistêmicas como a diabetes e até mesmo por consequência de traumas.

Atualmente, com as tecnologias a laser, estes procedimentos estão mais rápidos e não precisam mais aguardar o avanço da doença. A cirurgia de Catarata pode ser feita logo após o diagnóstico da doença. Estes procedimentos podem também ser feitos com a doença em estágio avançado e em alguns casos, até mesmo reverter a cegueira causada por esta. Em 2021 a cirurgia de Catarata esteve entre as cirurgias eletivas mais procuradas no SUS

A principal novidade em termos de pesquisa, atualmente, é que a cirurgia de Catarata pode estar ligada à redução da possibilidade de desenvolvimento de demência na terceira idade. Pesquisadores da Universidade de Washington relacionaram a cirurgia de Catarata e a incidência 30% menor de redução cognitiva em idosos com mais de 65 anos.

Apesar de não ser feita uma relação direta de causa e efeito, é possível perceber que este resultado não é atingido em outros tipos de cirurgia como a de Glaucoma. Uma das hipóteses levantadas é que em alguns casos a cirurgia de Catarata aumenta a massa cinzenta do córtex central, porém ainda não existem estudos dos motivos pelo qual isso acontece.

Existe, no entanto, um prognóstico favorável. O nível de informações absorvidas pelo cérebro auxilia na manutenção da memória e cognição. Por outro lado, uma das maneiras pelas quais o nosso cérebro mais absorve informações é com o que enxergamos. Sendo assim, é possível pensar em uma lógica de que a boa manutenção da visão está diretamente ligada a um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.