Check-up: problemas de visão e o desenvolvimento escolar

Existem muitas causas de baixo desenvolvimento escolar, principalmente em fase de alfabetização. Para algumas crianças esse pode ser um dos primeiros contatos com a escola, longe dos pais, o que exige um período de adaptação. Por outro lado, metodologias específicas, ambiente familiar e até mesmo problemas de saúde podem reduzir o desempenho dos pequenos. Uma das causas que nem sempre é a mais óbvia são os problemas de visão.

A relação da visão com as dificuldades escolares na fase de alfabetização está ligada com a maneira como o ensino nos primeiros anos é construída. Isso porque, os primeiros aprendizados são as relações das formas com seus nomes e significados. Logo, é preciso que essas formas estejam nítidas para entender seus significados. Assim, ao chegar na fase de alfabetização, a visualização das letras e dos números é primordial nesta fase.

Por isso, consultar com o oftalmologista pediátrico no mínimo uma vez ao ano é tão necessário. O Ministério da Saúde informou que, em 2019, 30% das crianças em idade escolar tem algum problema de visão. A longo prazo, a dificuldade de enxergar pode levar até mesmo à evasão escolar.

A primeira consulta ao oftalmologista já é recomendada no primeiro ano de vida da criança. Os problemas mais comuns na infância são os erros de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia e também o estrabismo. Todos estes são facilmente diagnosticáveis com uma consulta de rotina ao oftalmologista. Além do check-up anual no médico é preciso estar atento aos sinais de que algo está errado com a visão da criança como:

Aproximar ou afastar os objetos do rosto para poder enxergar

Dores de cabeça constantes

Testa franzida ou olhos semicerrados com frequência

Inclinar a cabeça ou fechar um olho para enxergar

Se perceber algum desses sintomas, procure seu oftalmologista de confiança. O baixo desempenho escolar causado por problemas de visão pode ser evitado com acompanhamento médico. Por isso, fique atento, para que o aprendizado dos pequenos não seja comprometido por problemas na saúde dos olhos.