Catarata: como é feita a cirurgia que devolve a qualidade de visão aos pacientes

Caracterizada pelo envelhecimento do cristalino (a lente natural do olho), a Catarata é uma doença oftalmológica que atinge principalmente pessoas da terceira idade (com 65 anos ou mais). Os principais sintomas são a visão opaca e embaçada, como se estivesse olhando através de uma janela suja. O olho também pode ficar com uma aparência esbranquiçada, em casos mais avançados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Catara atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas em todo o mundo. 65% dos pacientes acima dos 65 anos apresentam algum sinal da doença. Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2022 indicou que a catarata atinge 25% dos brasileiros com mais de 50 anos de idade.

A boa notícia é que a baixa qualidade visual e até a cegueira ocasionadas pela Catarata são reversíveis. O problema pode ser corrigido através de uma cirurgia, que devolve a qualidade de visão ao paciente, fazendo com que, em muitos dos casos, ele até mesmo não precise mais usar óculos de grau, pois o procedimento também corrige erros de refração, como miopia e astigmatismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, há 550 mil novos casos de catarata por ano no Brasil, sendo o procedimento com maior demanda no SUS (Sistema Único de Saúde).

A cirurgia

A cirurgia de Catarata costuma ser rápida (dura de 15 a 20 minutos), indolor e de fácil recuperação. O procedimento é realizado por um médico oftalmologista em ambiente hospitalar. Nele, paciente é submetido a uma anestesia local com colírios e, logo após, através de duas pequenas incisões na córnea, o cristalino opacificado é fragmentado, aspirado e removido, sendo substituído por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos.

Pós-operatório

No pós-operatório da cirurgia de Catarata alguns cuidados são necessários, tais como: não coçar, massagear ou esfregar os olhos, evitar o lado operado para dormir – principalmente durante a primeira semana após a cirurgia. Atividades físicas também devem ser evitadas, principalmente aquelas que envolvam muito movimento e risco de batidas.  Em geral, os pacientes começam a notar uma melhora na visão alguns dias após a cirurgia de Catarata, mas a visão completa pode levar algumas semanas para se estabilizar. Mesmo após o procedimento e a volta da qualidade da visão, é importante que o paciente operado faça um acompanhamento periódico com um oftalmologista.