Você conhece alguém que fez a aplicação de toxina botulínica na região do rosto? Com seu efeito positivo na suavização de rugas e marcas de expressão, a toxina botulínica é famosa por seu uso cosmético. Por outro lado, estas aplicações também possuem funções terapêuticas e podem ser utilizadas no tratamento de diversos distúrbios que afetam a região dos olhos.

Apesar de ter se popularizado por sua função cosmética, a toxina botulínica foi testada pela primeira vez pelo oftalmologista Alan Scott em 1970, em tratamento para estrabismo, um distúrbio que afeta o alinhamento dos olhos, bem como no blefarospasmo, disfunção que causa a contração involuntária dos músculos da pálpebra.

A partir desta descoberta o Botox, como ficou conhecido devido ao seu nome comercial, se popularizou como um tratamento cosmético, tendo seu auge no início dos anos 2000. Já seu uso na oftalmologia segue como uma forma de tratamento efetiva e menos invasiva para a área dos olhos.

 

Como funciona o tratamento com a toxina botulínica

A toxina botulínica é uma neurotoxina, ou seja, ela afeta a ligação entre a musculatura e o sistema nervoso. Ao entrar em contato com o músculo ela bloqueia a acetilcolina, responsável por levar sinais elétricos do músculo ao cérebro. Este bloqueio causa paralisia temporária na musculatura, em função disso, o Botox é efetivo no tratamento das chamadas distonias orofaciais, que causam contrações involuntárias dos músculos do rosto, como o blefarospasmo e a mioquimia.

Já no estrabismo, a toxina botulínica é injetada diretamente na musculatura que desalinha os olhos. Uma vez paralisado, o músculo opositor tem a possibilidade de realizar o realinhamento da posição ocular. O tratamento exige algumas aplicações para maios sucesso e é seguro, podendo ser utilizado até mesmo em crianças.

Além destes distúrbios, a toxina botulínica pode ser utilizada em tratamentos para espasmo hemifacial, bruxismo, sudorese e alguns tipos de espasmos musculares como na Doença de Parkinson.

 

Aplicação de toxina botulínica: somente com profissional de saúde

Os benefícios da aplicação de Botox tanto para a saúde quanto para a aparência da pele são inúmeros. Contudo, é importante estar atento, pois apenas profissionais de saúde estão autorizados a realizar estes procedimentos, uma vez que são minimamente invasivos.

O uso de toxina botulínica para tratamentos na área dos olhos deve ser indicado e realizado sempre pelo oftalmologista.

Se você deseja saber mais sobre o uso e tratamentos com a toxina botulínica na Oftalmologia, agende sua consulta online, pelo Whatsapp, site ou APP do HOPR 😊