Problemas como alergias oculares, olho seco e conjuntivites costumam aumentar durante o outono
O dia 20 de março marca oficialmente a chegada do outono, estação que sucede o verão, caracterizada pelas temperaturas mais amenas, redução das chuvas e da umidade relativa do ar, tornando o ar mais seco e poluído. Essas peculiaridades do outono costumam potencializar casos de doenças oftalmológicas, tais como alergias, síndrome do olho seco, conjuntivites, entre outros problemas.
Isso ocorre devido à disseminação de fungos nas folhas que caem das árvores. Com a chegada do clima mais frio, os ambientes ficam menos arejados e passam a concentrar mais mofo e pó, agentes que provocam reações alérgicas. O uso de roupas de lã também dificulta a dispersão de partículas nocivas à saúde. Isso tudo reflete diretamente na saúde dos olhos. Confira abaixo algumas dicas para garantir que sua visão permaneça nítida e saudável durante o outono
Alergias oculares no outono
O aumento de mofo e esporos de fungos, mais comuns no outono devido à queda de folhas, pode desencadear alergias. Os sintomas mais comuns destas alergias são coceira intensa, vermelhidão, lacrimejamento e inchaço nas pálpebras. Usar óculos de sol com proteção UVA ao ar livre é uma boa dica para evitar a exposição direta a alérgenos. Também é possível considerar o uso de colírios ou antialérgicos desde que estes sejam prescritos pelo oftalmologista. Jamais faça automedicação.
Mantenha os olhos hidratados no outono
As mudanças na umidade e temperatura durante o outono podem contribuir para o ressecamento dos olhos. Isso ocorre, pois durante o outono as lágrimas tendem a evaporar mais rápido, causando o Olho Seco. Alguns sintomas de secura dos olhos são: vermelhidão, coceira e sensação de areia nos olhos. Usar lágrimas artificiais ou lubrificantes oculares ajudam a manter os olhos hidratados, especialmente em ambientes internos com aquecimento central. Isso irá diminuir o desconforto visual e ajudará evitar condições como a Síndrome do Olho Seco, por exemplo. Lembre-se que mesmo os lubrificantes oftalmológicos devem ser sempre indicação do oftalmologista.
Óculos com proteção UV são essenciais no outono
Mesmo durante os meses mais frios, a exposição aos raios Ultra Violetas (UV) pode causar danos à saúde dos olhos. Escolha óculos de sol que ofereçam proteção adequada contra os raios solares. Isso irá proteger seus olhos dos efeitos nocivos do sol.
No outono, pratique o descanso visual
Com os dias mais curtos e mais tempo gasto em ambientes fechados, é comum utilizarmos mais dispositivos eletrônicos e telas. É muito importante praticar pausas visuais regulares ao usar estes dispositivos ou ler por longos períodos. Olhe para longe da tela a cada 20 minutos e pisque várias vezes para evitar a fadiga ocular.
Dieta saudável
Outra dica importante no outono é consumir alimentos ricos em nutrientes essenciais para a saúde dos olhos, como vitamina A, vitamina C, vitamina E, ômega-3 e antioxidantes. A alimentação auxilia a promover uma boa produção lacrimal, melhorando a qualidade da lágrima. Consumir alimentos com Ômega-3 auxilia na melhora da camada lipídica da lágrima, reduzindo sua evaporação.
Estes nutrientes também podem ajudar a proteger os olhos contra danos causados pelo estresse oxidativo e promover uma visão saudável.
Consulte seu oftalmologista
O outono é o momento ideal para agendar uma consulta oftalmológica de rotina. O oftalmologista pode avaliara saúde dos seus olhos, fazer ajustes nos seus óculos ou lentes de contato, e ainda identificar quaisquer problemas de visão ou condições oculares que necessitem de tratamento.
É na consulta com o oftalmologista que você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre colírios e tratamentos, fazendo a utilização sempre segura dos medicamentos.
Previna-se!
Com esses cuidados simples, você pode garantir que sua visão permaneça nítida e confortável durante o outono. Priorize a saúde dos seus olhos e desfrute plenamente dessa bela estação do ano.