O uso das lentes é uma alternativa, mas nem todas as pessoas podem usá-las. Somente um oftalmologista poderá indicar qual o melhor tratamento para o seu caso
As lentes de contato têm a mesma função dos óculos: corrigir erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia). As suas vantagens vão muito além da parte estética, pois são consideradas mais confortáveis, não atrapalham a rotina e ainda melhoram o campo de visão.
É importante saber a maneira que as lentes de contato funcionam, elas são sustentadas na camada lacrimal que cobre a córnea, formando assim uma barreira que obstrui parcialmente o fornecimento de oxigênio, por isso elas tem tipos diferentes e devem ser escolhidas conforme as necessidades do paciente.
Ao piscar, a pálpebra se movimenta e posiciona a lente de contato, permitindo a troca da camada lacrimal, que é necessária para fornecer oxigênio para a córnea e remover detritos. A lente de contato modifica a convergência da córnea e faz a imagem formar-se nítida no fundo de olho.
Vale destacar que as lentes são um método muito seguro em pacientes bem adaptados e controlados, porém algumas alterações oculares podem ocorrer, como casos de infecção.
Nem todas as pessoas podem usar as alentes de contato. Em casos de baixa produção lacrimal, infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso pode ser contraindicado.
Pessoas que possuem produção insuficiente de lágrimas ou aquelas nas quais a lágrima sofre um processo de evaporação muito rápido vão ter mais dificuldades com a lubrificação e hidratação das lentes. Nesses casos o uso das lentes pode piorar os sintomas e causar desconforto.
No nosso país dispomos de praticamente todas as lentes que existem no resto do mundo. Porém, ainda há um estigma de que as lentes são caras ou que não servem para a maioria dos casos, no entanto, elas podem ir desde o benefício do uso para melhorar a visão em patologias como o Ceratocone, por exemplo, até ao uso só para esportes ou social.
É fundamental consultar um oftalmologista, somente ele poderá determinar qual o melhor tratamento para o seu caso. O Hospital de Olhos do Paraná dispõe de profissionais especializados na área com diagnóstico e tratamento específico para o uso de lentes de contato.