“Ver é viver. Quem não enxerga, perde grande parte da vida”. Manter a saúde dos olhos preservada é um desafio diário. A visão é um sentido essencial para a vida humana e, ao mesmo tempo, muito sensível. Muitos não fazem ideia, mas pequenos hábitos corriqueiros do dia a dia podem afetar seriamente a saúde dos nossos olhos, causando até mesmo lesões e doenças oftalmológicas. Confira abaixo 5 hábitos comuns que podem prejudicar a sua visão:

Usar colírio sem prescrição médica – Ao sentirem um desconforto na visão, muitas pessoas vão até a farmácia e compram o primeiro colírio que veem pela frente. Na ânsia de resolver o incômodo, podem acabar agravando-o ainda mais. Por isso, quando sentir alguma irritação, dor ou coceira nos olhos, procure um oftalmologista para descobrir a origem do problema, ter o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Usar óculos de sol sem fator UVA/UVB – O ditado de que o barato pode sair caro se aplica perfeitamente nesse caso. Ao comprar óculos de sol, confira se o mesmo possui filtro de proteção contra os raios solares UVA e UVB. Muitos óculos vendidos por aí, principalmente nos camelôs, não tem essa proteção – o que pode acarretar em graves danos à sua visão em dias de sol.

Ficar muito tempo em frente às telas – Hoje em dia, é difícil não passar boa parte do dia olhando para telas, seja de computador, celular ou tablet. Essa exposição intensa às telas dos eletrônicos podem trazer danos à visão, ocasionando erros refrativos, por exemplo. Os olhos precisam de um descanso periódico. A cada 30 minutos olhando para as telas, faça uma pausa de ao menos 5 minutos. Isso vai ajudar a manter a qualidade da sua visão.

Não realizar check-up oftalmológico – Muitas doenças da visão, algumas graves, não apresentam sintomas. Por isso, é muito importante fazer regularmente um check-up com o oftalmologista. Por meio de exames como o de fundo de olho, por exemplo, algumas doenças podem ser detectadas precocemente, o que ajuda na eficácia do tratamento. O recomendado é consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Coçar os olhos – Esse é o hábito mais comum que pode, a longo prazo, prejudicar a visão. Quando acordamos, quando estamos com sono, quando ocorrem alergias ou a presença de corpos estranhos nos olhos, temos o costume de coçar os olhos.

O problema é que esse hábito pode, com o tempo, causar ou agravar o Ceratocone. A doença é caracterizada pela mudança na estrutura da córnea, que se torna mais fina e curvada, lembrando o formato de um cone, daí o nome. Se não tratada adequadamente, a doença continua a evoluir podendo até ser necessário o transplante de córnea.

O Hospital de Olhos do Paraná possui especialistas em diversas áreas da oftalmologia, e uma emergência 24 horas. Agende sua consulta pelo fone (41) 3222-4222.