A Síndrome do Olho Seco é a redução de produção ou qualidade da lágrima que afeta a lubrificação ocular. Segundo pesquisas, o Olho Seco afeta de 11% a 30% da população mundial, e pode causar sintomas incômodos como ardor, sensação de areia nos olhos e aumento do lacrimejamento.
A Síndrome do Olho Seco possui diversas causas, desde físicas até ambientais. A boa notícia é que existem diversas opções de tratamento para o olho seco como: colírios, pomadas e tecnologias.
Confira abaixo algumas opções de tratamento e quando procurar o oftalmologista.
O que é Olho Seco e por que ele acontece?
A Síndrome do Olho Seco ocorre quando os olhos não produzem lágrimas em quantidade suficiente ou quando a qualidade delas não é boa, o que deixa a superfície dos olhos mal lubrificada.
As causas do Olho Seco são variadas. Ele pode acontecer por conta da idade, mudanças hormonais (como na menopausa), uso frequente de lentes de contato, doenças autoimunes e até depois de algumas cirurgias nos olhos. O uso excessivo de telas também tem contribuído muito para o aumento dos casos.
Os principais sintomas do Olho Seco são:
Ardência ou queimação nos olhos;
Sensação de areia ou corpo estranho;
Vermelhidão nos olhos;
Olhos lacrimejando (olho tenta compensar o ressecamento);
Sensibilidade à luz (fotofobia);
Cansaço ocular.
Diferenciar corretamente as causas e os sintomas é fundamental para definir o tratamento mais adequado e garantir mais conforto e qualidade de vida ao paciente.
Quais opções de tratamento existem?
Lubrificantes oculares e colírios
Os lubrificantes oculares são uma forma de manejo do olho seco, pois atuam na reposição de lágrimas. Esses colírios podem ser indicados para pessoas que estão em ambientes que favorecem a secura ocular, como ar condicionado ou quando o clima está mais seco. Existem também os colírios com ácido hialurônico, que promovem hidratação mais duradoura e colírios anti-inflamatórios indicados para casos mais graves.
Soro autólogo
O colírio de soro autólogo é indicado para casos mais graves. Ele é feito a partir do próprio sangue do paciente, que passa por um processo de centrifugação para separar o soro, sendo depois diluído e preparado em forma de colírio estéril, visando hidratar e regenerar a superfície ocular.
Luz Pulsada
A luz pulsada é um tratamento moderno indicado para casos de olho seco evaporativo, que geralmente ocorrem quando as glândulas das pálpebras, chamadas glândulas de Meibômio não funcionam corretamente.
Essas glândulas são responsáveis por produzir a camada oleosa da lágrima, que evita sua evaporação rápida. Durante o tratamento, uma luz especial é aplicada na região ao redor dos olhos, ajudando a desobstruir essas glândulas e a melhorar a qualidade da lágrima.
A luz pulsada costuma ser recomendada quando o uso de colírios e outras alternativas não trazem resultados satisfatórios.
Como prevenir o Olho Seco
Alguns hábitos simples podem ser incorporados à rotina para ajudar a prevenir a Síndrome do Olho Seco:
- Ao usar telas por períodos prolongados, faça pausas a cada vinte minutos e olhe para o horizonte.
- Evite, sempre que possível, passar longos períodos em ambientes com ar-condicionado.
- Higienize os cílios e as pálpebras com produtos adequados e oftalmologicamente testados.
Se você perceber algum sintoma relacionado ao Olho Seco, é fundamental agendar uma consulta com um oftalmologista. O tratamento correto é essencial, pois a secura ocular não tratada pode favorecer infecções na córnea, como úlceras.
Lembre-se também de não se automedicar com colírios e sempre seguir as orientações do especialista.
O Hospital de Olhos do Paraná conta com uma equipe especializada pronta para cuidar da saúde dos seus olhos e tratar o Olho Seco com segurança e eficácia.