A saúde dos olhos no inverno exige mais atenção. Estudos indicam que esta época do ano aumenta em 21% as chances de doenças da visão.
Esse aumento ocorre devido a uma série de fatores como as mudanças de temperatura, baixa umidade do ar e à maior exposição a ambientes fechados.
Conforme explica o Dr. Peter Ferenczy, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, “O frio intenso estimula muito os quadros de alergia. Com isso, nós levamos com uma frequência maior as nossas mãos aos olhos, no ato de coçar. Isso, aliado à baixa umidade do ar e o clima seco, pode ocasionar várias doenças oculares”.
Neste artigo você confere quais as doenças oftalmológicas mais comuns no inverno e maneiras de preveni-las.
Quais as doenças que mais afetam a saúde dos olhos no inverno?
Síndrome do Olho Seco, Meibomite e Conjuntivite são três doenças muito comuns nesta época do ano. Cada uma delas tem sintomas específicos, e exigem acompanhamento do oftalmologista.
Meibomite
Esta inflamação das glândulas na base dos cílios se manifesta ao longo da borda das pálpebras, causada pelo excesso de oleosidade. Alguns de seus sintomas são coceira, ardência, olhos lacrimejando e vermelhidão. Uma forma que pode prevenir a doença é a higienização da pálpebra com água morna e shampoo neutro. Essa limpeza remove a oleosidade na margem palpebral e estabiliza o filme lacrimal.
Conjuntivites
Outras doenças oftalmológicas potencializadas com os dias mais frios são as conjuntivites. Existem três tipos de conjuntivites: as alérgicas, as virais e as bacterianas. As virais e bacterianas são doenças infectocontagiosas, e para prevenir deve-se evitar o compartilhamento de itens pessoais e o contato próximo com familiares em casa. “As conjuntivites alérgicas não têm esse contágio, mas, se não tratadas, podem causar grande prejuízo à qualidade de vida, uma vez que nossos olhos são muito sensíveis à inflamação”, explica Dr. Peter.
Síndrome do Olho Seco
Já na Síndrome do Olho Seco, a baixa umidade do ar ataca as pessoas mais suscetíveis, aumentando a sensação de areia nos olhos, ardor e queimação. Ela é causada pela evaporação mais acentuada da lágrima ou sua baixa produção.
Algumas dicas para cuidar da saúde dos olhos no inverno
Existem hábitos simples que podem prevenir doenças e melhorar a saúde dos olhos no inverno:
> Aumentar o consumo de peixes de água fria, como o salmão, rico em Ômega 3, nozes e outras gorduras boas como o abacate.
> Se trabalhar ou conviver em ambiente climatizado utilizar um umidificador.
> Usar colírios lubrificantes, previamente receitados pelo oftalmologista, amenizam sintomas do olho seco.
> Realizar check-ups oftalmológicos de rotina.