TRAUMA OCULAR

O trauma ocular acontece quando nossos olhos sofrem algum tipo de lesão, seja externa ou interna. Por ser uma região bastante sensível e exposta, as chances de ocorrerem acidentes envolvendo essa área são bastante altas.

Saiba como evitar e o que pode ser feito caso você ou alguém próximo sofra com algum tipo de lesão.

 

Situações mais comuns de ocorrência do trauma ocular

 

É importante estar atento à algumas situações específicas nas quais nossos olhos podem ficar mais expostos à possibilidade de trauma.

Produtos químicos estão entre os primeiros da lista! Os centros oftalmológicos costumam realizar alto número de atendimentos devido a manipulação desses agentes que acabam afetando a região dos olhos.

Acidentes domésticos estão propensos a acontecer durante todo o tempo, contudo, em épocas de final de ano, as festividades também podem ser um fator influenciador para a ocorrência de incidentes.

Estourar fogos de artifício por exemplo, pode acarretar grandes problemas se a ação não for feita com total precaução. O manuseio e estouro de champagne também exige atenção em função das rolhas que podem acertar a região dos olhos.

Acredite, até mesmo o simples hábito de sacudir um tapete pode gerar lesão ocular. Agressões, atritos decorrentes de esportes, animais e materiais externos que podem vir a entrar nos olhos, são outros fatores comuns que podem causar lesões.

 

Como o trauma ocular pode afetar a sua visão

 

Quando acontece uma lesão, podem ocorrer sintomas, desde coceira, irritabilidade, baixa visão, dor ocular e até sangramento.

Em alguns casos inclusive, pode ocorrer Glaucoma e descolamento de retina, podendo acarretar sequelas graves a visão.

As situações são diversas e de acordo com a gravidade do trauma ocular, algumas doenças podem ser desenvolvidas a longo prazo, como é o caso da Catarata.

Por isso, estar atento em qualquer atividade é importante para que haja a proteção dos olhos.

 

Proteja seus olhos e evite o trauma ocular

 

Alguns acidentes são imprevisíveis, visto que estamos expostos todo o tempo, porém é possível evitar algumas situações de perigo.

Ao praticar esportes, por exemplo, utilize equipamentos de proteção e caso não seja possível, tente evitar colisões muito bruscas.

Cuidado ao cortar pequenos objetos que podem voar em direção aos olhos e fique atento ao brincar com seu pet.

O alerta vale também para crianças. Sobretudo em períodos de férias e festas de fim de ano, esteja sempre atento na disposição dos objetos em sua casa.

No trabalho, sobretudo se já existe alguma situação de risco, é indicado o uso de óculos e EPI’s s que possam proteger e minimizar qualquer acidente.

 

Como agir caso sofra um trauma ocular

 

Caso ocorra o incidente, algumas medidas precisam ser evitadas:

– Não esfregue os olhos;

– Não tente retirar o objeto dos olhos sem ajuda profissional (caso algum fragmento tenha atingido a órbita);

– Não utilize produtos sem a orientação do oftalmologista (alguns podem agravar o quadro).

O indicado é que a pessoa vítima do acidente seja encaminhada o quanto antes para o atendimento oftalmológico, pois alguns casos podem gerar sequelas se não forem tratados a tempo.

O Hospital de Olhos do Paraná oferece atendimento para emergências 24H.