O ceratocone é uma doença oftalmológica na qual a espessura da córnea se altera, a deixando em formato de cone. Ele causa sensibilidade à luz, visão dupla e até mesmo o comprometimento da visão noturna. Um dos tratamentos mais atuais e menos invasivos para o ceratocone é o Crosslinking.
Se trata de um procedimento cirúrgico simples, rápido e indolor que pode reduzir e até mesmo estagnar o avanço do ceratocone. Mesmo pessoas que já tiveram outras intervenções cirúrgicas oftalmológicas podem fazer. Se bem sucedido, o Crosslinking pode até evitar a necessidade de um transplante de córnea em pessoas com ceratocone.
No Crosslinking, após aplicação da anestesia o oftalmologista irá aplicar um colírio especial a base de vitamina B12 (riboflavina) e em seguida ativar um feixe de luz ultravioleta. Isso estimula a união das fibras de colágeno, isso aumenta a rigidez da córnea e impede que ela altere sua espessura.
O Crosslinking não é o único tratamento para o ceratocone, alguns casos exigem apenas correções simples como lentes de contato ou óculos, em outros, os procedimentos cirúrgicos se fazem necessários. Cada caso tem suas peculiaridades, e somente um oftalmologista pode indicar qual o melhor tratamento.