O nosso organismo tem diversas maneiras de nos alertar quando algo em nossa saúde precisa de atenção. Mudança nas aparências dos olhos, mesmo que não causem dor ou irritação, podem ser sinais de que um check up é necessário. Veja abaixo algumas mudanças nas aparências dos nossos olhos e o que elas podem significar.
Olhos amarelos:
Quando a esclera, a parte branca dos olhos, está em tons amarelados, pode significar problemas no fígado ou na vesícula biliar. Isso ocorre por causa do excesso de bilirrubina no sangue, uma substância amarelada produzida a partir da destruição dos glóbulos vermelhos.
Olhos vermelhos:
A vermelhidão nos olhos pode ser sintoma de doenças oftalmológicas comuns desde conjuntivite e alergias, até as mais complexas como a ceratite. Olhos vermelhos podem vir com outros sintomas como inchaço nas pálpebras, coceira ou sensação de ardência nos olhos. Se a vermelhidão nos olhos não passar, não use automedicação com colírios, sempre consulte o médico oftalmologista.
Pupilas dilatadas:
A dilatação das pupilas pode ter como origem o efeito colateral de algumas substâncias ou medicamentos. Contudo, algumas inflamações nos olhos ou traumas também podem afetar a maneira como a pupila se move. Além disso, alguns distúrbios neurológicos como a enxaqueca e a pupila de Adie podem causar esta mudança.
Manchas na esclera:
A maioria das manchinhas que aparecem na esclera são benignas. Elas são apenas consequência do aumento de melanócitos no organismo e podem ter cor castanha, rosadas ou pretas. Estas manchinhas devem ser acompanhadas pelo oftalmologista, pois se mudarem de forma ou tamanho, podem ser um fator de risco para o desenvolvimento do melanoma.
Já manchas esbranquiçadas de aparência espumosa são as chamadas Manchas de Bitot. Elas normalmente estão relacionadas à deficiência de vitamina A que leva a um aumento de queratina no organismo.
Ficar atento à aparência dos nossos olhos é ficar atento à saúde como um todo. Se perceber mudanças, não deixe de procurar seu oftalmologista de confiança.