O cuidado com os olhos deve ser regular, pois problemas de visão podem afetar o desempenho ao dirigir e ocasionar acidentes
O cuidado com os olhos não tem idade e os exames preventivos devem ser feitos periodicamente. Porém, muitas pessoas deixam para fazer seu check-up ocular somente quando surge algum problema ou quando alguma situação exige, como é o caso na hora de tirar ou renovar a CNH.
Se você é motorista, sabe da importância dos olhos na sua rotina. O número de vítimas no trânsito brasileiro é enorme, e problemas nos olhos podem contribuir para o risco de acidentes.
Mas mesmo assim muitas pessoas esperam apenas a data da renovação da CNH para fazer um exame e verificar a saúde dos olhos. Porém o check-up ocular deve ser feito entre um a três anos, dependendo da idade, fatores de risco e se a pessoa usa lentes corretivas.
Nestes períodos podem ocorrer grandes mudanças nos olhos, principalmente a partir dos 40 anos. Por exemplo, quem tem 140 graus de campo visual está em processo inicial de Glaucoma e muitos portadores têm grande piora da doença por não seguirem o tratamento corretamente.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 50 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de problemas nos olhos e isso é preocupante e perigoso quando relacionado ao trânsito.
Ainda de acordo com a pesquisa, várias das ocorrências poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem uma postura preventiva, procurando diagnosticar antecipadamente qualquer sinal de falha na visão.
Por isso, é importante destacar que mesmo depois de tirar a primeira habilitação, o motorista deve refazer, periodicamente, vários dos exames médicos que o torna apto para dirigir. Dentre eles, o da visão.
Esse procedimento de reciclagem faz parte dos procedimentos da renovação da CNH e, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os exames nos olhos visam identificar no motorista suas habilidades.
Se você é motorista, separamos 5 dicas indispensáveis para manter a saúde dos seus olhos:
1 – Pessoas com 40 anos ou mais precisam realizar exames mais detalhados e que sejam feitos anualmente.
2 – Sintomas de vista cansada ou outros incômodos, procure um Oftalmologista.
3 – Durante uma longa viagem, procure parar a cada duas horas para lavar o rosto e lubrificar os olhos.
4 – Se for dirigir à noite use lentes amarelas, elas ajudam a diminuir o ofuscamento das luzes de faróis.
5 – Se for dirigir durante o dia, as lentes mais indicadas são as antirreflexos, com proteção UV, pois elas diminuem a intensidade dos raios solares.
Os exames podem atestar a boa qualidade da visão ou procurar uma melhora dela através de lentes corretivas, além, é claro, de verificar a saúde dos olhos.
Não deixa a saúde dos seus olhos para amanhã, agenda uma consulta com seu oftalmologista e faça os exames preventivos.
No Hospital de Olhos do Paraná temos uma estrutura completa e inovadora para o atendimento de consultas, exames e cirurgias nos olhos.