Atendimento será realizado pelo WhatsApp de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para evitar deslocamento, tirar dúvidas e orientar pacientes
O Hospital de Olhos do Paraná – centro de referência em oftalmologia e tecnologia na região Sul do país – oferece à população um canal de orientação digital gratuito por meio do aplicativo WhatsApp, durante o período de isolamento social contra o COVID-19. O atendimento será realizado das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, pelo número: (41) 98527-5181.
Por meio do ‘Dr. HOP Orienta’, os pacientes de todo o estado, podem tirar dúvidas sobre os sintomas e receber orientações dos oftalmologistas que fazem parte do corpo clínico do Hospital de Olhos do Paraná, sem precisar se deslocar até o hospital, em casos não emergenciais.
De acordo com a diretora do HOP, Dra. Luciane Moreira, esta é mais uma das medidas de segurança e prevenção adotada pelo hospital para preservar a saúde de toda a comunidade durante a pandemia. “Estamos vivendo uma situação diferente e dias difíceis no mundo todo, e o Hospital de Olhos do Paraná entende o seu papel e a sua missão que é contribuir e facilitar o acesso rápido à informação, prezando sempre pela saúde e bem-estar dos paranaenses em primeiro lugar”, afirma.
No Hospital de Olhos do Paraná estão suspensos temporariamente consultas, exames e cirurgias eletivas. Serão mantidos os atendimentos de emergência, bem como outros atendimentos que envolvam riscos de perda de visão.
Em casos graves a recomendação é procurar o pronto-atendimento 24h localizado na Rua Alameda Presidente Taunay, 483, no Batel – para atendimento presencial.
Coronavírus x transmissão pelos olhos
O Covid-19 pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, toque, aperto de mão, contato com objetos, boca, nariz e, inclusive, pela mucosa dos olhos. O contágio pode ocorrer quando o paciente encosta as mãos infectadas junto ao globo ocular. “A transmissão pode potencialmente ocorrer dessa forma, o que facilita a transmissão de uma pessoa para a outra. É como se fosse uma gripe ou uma conjuntivite comum: tocar os olhos é uma forma simples de contágio, por isso a importância de lavar frequentemente as mãos e utilizar álcool em gel 70%”, alerta a diretora do HOP, Dra. Luciane Moreira.