Uma condição oftalmológica caracterizada pelo sangramento na superfície do olho: esse é o Hiposfagma, também conhecido como hemorragia subconjuntival.
Trata-se de um vazamento de sangue no globo ocular causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, que deixa uma mancha vermelha nos olhos.
O Hiposfagma pode acontecer após algumas situações específicas, como por exemplo espirros ou tosses intensas, após a pessoa levantar muito peso, fazer esforço, vomitar ou esfregar os olhos com força excessiva. Também pode ocorrer como efeito colateral de uma cirurgia ocular ou de anticoagulantes.
Normalmente, a mancha é absorvida naturalmente pelo organismo, entre 10 e 14 dias, contudo a avaliação com o oftalmologista é essencial, pois o Hiposfagma pode ser um sintoma de lesões mais graves nos olhos.
Vale destacar que esses sangramentos são comuns em pacientes diabéticos e hipertensos, sendo o Hiposfagma um sintoma da hipertensão. Este é mais um ponto que exige atenção médica, uma vez que a pressão alta pode ter complicações graves tanto para a saúde dos seus olhos quanto do seu organismo como um todo.
A proporção deste sangramento dentro dos olhos também exige avaliação médica. Uma vez que, se o sangramento ou a mancha se espalhar e atingir a estrutura da íris, pode causar dificuldade de enxergar.
Diferenças entre AVC e Hiposfagma
Muitas pessoas associam o Hiposfagma ao AVC (Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame), devido ao seu nome popular o “Derrame ocular”. Apesar da nomenclatura parecida, são duas condições diferentes. No Hiposfagma o sangramento ocorre na superfície e exige avaliação do oftalmologista para verificar possíveis lesões e evitar complicações.
No AVC o sangramento acontece dentro do cérebro, podendo gerar graves consequências, como paralisia de um lado do corpo, impossibilidade de falar e se locomover, ou até mesmo a morte em casos mais graves.
O Hospital de Olhos do Paraná é referência nas mais diversas áreas da oftalmologia, com um corpo clínico composto por profissionais altamente capacitados. Além de exames e consultas, o HOPR possui uma estrutura de ponta, com equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. Agende sua consulta pelo fone (41) 3222-4222.