Celulares, tablets, computadores. Uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos é um dos principais causadores da fadiga ocular
Em todo o mundo, 8,4 bilhões de pessoas utilizam smartphones e feature phones (celulares básicos sem sistemas avançados) para se conectar à internet e usar os demais recursos que esses aparelhos proporcionam. Os números são da GSA – associação internacional que representa mais de 750 operadoras e fabricantes de telefonia móvel de 220 países. O problema é que o uso excessivo destes e outros dispositivos eletrônicos, como tablets, computadores e smart tvs, vem causando um grave problema à população: fadiga ocular.
Também conhecida como astenopia, a fadiga ocular é uma condição caracterizada por sintomas como olhos secos, irritação, sensação de ardor, visão embaçada, dores de cabeça e dificuldade de concentração. Esses sintomas normalmente ocorrem após longos períodos de leitura, uso de computador ou exposição prolongada a telas digitais. Nos tempos atuais, onde grande parte das pessoas usam estes dispositivos como ferramenta de trabalho e de laser, como evitar os males causados pela fadiga ocular? O que causa o problema? Confira abaixo:
O que causa a Fadiga ocular?
Exposição a Telas Digitais – Como já dissemos, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, pode sobrecarregar os olhos devido à luz emitida por esses dispositivos, conhecida como luz azul.
Má postura – Uma má postura ao trabalhar em frente ao computador pode contribuir para a fadiga ocular, pois pode aumentar a tensão nos músculos do pescoço e dos ombros, afetando indiretamente os olhos.
Ambientes muitos secos – Ambientes com ar condicionado ou aquecimento central podem causar ressecamento ocular, aumentando a sensação de irritação e desconforto.
Iluminação Inadequada – Trabalhar ou ler em ambientes com iluminação inadequada pode forçar os olhos, aumentando a sensação de fadiga ocular.
Como prevenir a fadiga ocular
Ao adotar hábitos saudáveis para utilização dos dispositivos eletrônicos, é possível proteger nossa saúde visual, evitar os males da fadiga ocular e garantir um maior conforto visual. Se os sintomas persistirem ou mesmo se agravarem, procure um oftalmologista para que ele detectar as causas do problema e direcione tratamento adequado.
Faça Pausas Regulares: Faça pausas curtas a cada 20-30 minutos ao trabalhar em frente ao computador ou usar dispositivos digitais. Durante essas pausas, olhe para longe da tela e pisque várias vezes para lubrificar os olhos.
Regule o Brilho da Tela: Reduza o brilho da tela do seu dispositivo e ajuste o contraste para torná-lo mais confortável para os olhos. Considere também a utilização de filtros de luz azul para reduzir a exposição a essa luz prejudicial.
Posição Adequada: Mantenha uma postura correta ao usar dispositivos eletrônicos, garantindo que a tela esteja na altura dos olhos e a uma distância confortável.
Hidratação: Beba bastante água para manter os olhos e o corpo hidratados. Use colírios lubrificantes, se necessário, para aliviar o ressecamento ocular.
Boa iluminação: Certifique-se de que o ambiente de trabalho tenha uma iluminação adequada, evitando reflexos e sombras na tela do computador.