Você sabia que dia 25 de Novembro é comemorado o Dia nacional do doador de sangue. A data reforça a necessidade de doação regular de sangue para manter os bancos de sangue abastecidos para o uso em cirurgias, emergências, tratamentos oncológicos e casos graves de doenças.
Por que a doação de sangue é tão importante?
O sangue é fundamental em diversas situações de assistência à saúde. Ele é indispensável em cirurgias, para repor o volume sanguíneo perdido e garantir a estabilidade do paciente. Outros casos que podem exigir transfusão sanguínea são:
- Em traumas, como acidentes de trânsito ou quedas graves, nos quais a rapidez na transfusão pode salvar vidas;
- Em tratamentos oncológicos, ajudando pacientes em quimioterapia que apresentam anemia ou baixa de plaquetas;
- Em partos nos quais a mãe sofre hemorragias;
- Para crianças que sofrem anemia grave como em casos de desnutrição;
- Doenças crônicas, como distúrbios hematológicos, que exigem transfusões periódicas.
O organismo é capaz de repor o volume de sangue doado de forma natural. As células sanguíneas são gradualmente repostas pela medula óssea, que volta a produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaqueta.
Uma única doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas diferentes. Isso porque o sangue coletado é separado em componentes, como hemácias, plaquetas, plasma e cada um deles pode ser utilizado em pacientes com necessidades distintas.
Quer saber se você pode doar sangue? Confira as condições no site do hemepar.
Dia nacional do doador de sangue: um gesto que salva vidas
O Dia Nacional do Doador de Sangue é também um convite à reflexão: sem doadores, muitos tratamentos não acontecem.
Se você está em boas condições de saúde, considere incluir a doação de sangue na sua rotina de cuidado com o próximo. Esse gesto, que leva poucos minutos, pode significar uma nova chance de vida para várias pessoas.

