O corpo humano é um sistema complexo e conectado, ou seja, quando alguma parte do corpo não está tão bem, as outras podem sentir o reflexo e dar sinais. Por isso, neste mês de janeiro, que a campanha pela saúde mental ganha mais espaço, vamos aprofundar a conexão entre a saúde dos olhos e a saúde da mente. Acompanhe!
Saúde mental e saúde dos olhos: qual a relação?
Você já reparou na maneira como percebemos o mundo? Cada interação que o corpo humano faz com o meio externo está relacionada aos sentidos. Nessa equação, os olhos exercem um importante papel, fazendo com que nossa percepção do mundo dependa 80% da visão.
Quando doenças, como depressão e ansiedade crônica, são intensificadas por picos de estresse, por excesso de trabalho, e/ou pela falta de convívio com os amigos e a família, o funcionamento normal do corpo é afetado, em consequência, afetando também a saúde dos olhos.
Um estudo da Universidade de Sun Yat-sen na China, realizou uma metanálise com pacientes com algum tipo de doença dos olhos e concluiu que cerca de 25% desenvolveram depressão. As doenças oculares desse estudo, foram: glaucoma, olho seco, degeneração ocular e catarata, todas de amplo diagnóstico no mundo.
Um outro estudo, publicado na revista Ophthalmology (da AAO – Academia Americana de Oftalmologia, na sigla em inglês), reforçou a necessidade da intervenção integrando saúde mental e visão subnormal, assim, unindo oftalmologia, optometria, reabilitação, psiquiatria e psicologia comportamental para prevenção da depressão e melhora da saúde dos olhos.
A saúde mental no Brasil e no mundo
A depressão é uma das doenças que mais preocupa órgãos de saúde mundiais, a Organização Mundial da Saúde (OMS), realizou um estudo no Brasil, que apontou quase 12 milhões de brasileiros com diagnóstico de depressão, atingindo cerca de 5,8% da população no país e se mantendo em terceiro lugar no ranking mundial de maior incidência da doença. Já a prevalência de depressão ao longo da vida está em torno de 15,5%.
E o cuidado com a sua saúde mental?
A prática de exercícios físicos, diminuição de situações de estresse e o autocuidado são capazes de prevenir, não só doenças no trato psicológico e social, mas melhorar o organismo, afastando diversas doenças. Por isso, a dica é:
– Reserve 15 minutos do seu dia para uma caminhada ou algum exercício de simples execução;
– Beba 2 litros de água por dia;
– Amplie a alimentação saudável e consciente;
– Descanse diariamente;
– Esteja com pessoas que te fazem bem;
– E, principalmente, procure ajuda caso você não esteja se sentindo bem.
Os profissionais da saúde mental podem conduzir você a um tratamento mais adequado com o diagnóstico precoce. Neste Janeiro Branco, aproveite para rever sua saúde e cuide de quem está a sua volta. Todos nós merecemos uma boa saúde mental e ocular.