Cuidados com os olhos no Carnaval: Como usar maquiagem, glitter e fantasias sem riscos

cuidados com os olhos no carnaval

Cuidados com os olhos no Carnaval devem ser redobrados.

O Carnaval é uma época de alegria e festividades, e com ela vem o uso de maquiagens, fantasias, glitter e lentes de contato. Para curtir o carnaval com segurança, existem alguns cuidados simples que você pode incluir na sua rotina e que podem evitar incômodos e até lesões oculares.

Vamos lá?

 

Cuidados com os olhos no Carnaval: Glitter

O uso de glitter na maquiagem é muito comum nessa época e o contato com os olhos pode até mesmo causar lesões. O glitter escolar é feito de materiais mais densos como plástico e seu formato possui bordas retas, deixando suas partículas afiadas, logo seu contato com o globo ocular pode arranhar a córnea.

A solução é sempre usar glitter para fins cosméticos, feitos de materiais mais macios e com formatos arredondados. Além disso, atenção à aplicação, use colas próprias para evitar que o glitter caia e não aplique próximo aos cílios ou linha d’água.

 

Cuidados com os olhos no Carnaval: Maquiagem e Cílios Postiços


Atenção para a maquiagem, o uso inadequado por causar desde alergias até infecções mais sérias.

Neste carnaval, não use produtos vencidos ou impróprios para a alha dos olhos. Jamais compartilhe produtos usados em contato direto com a pele como rímel, lápis ou pincéis. Isso evita contaminações bacterianas e virais e conjuntivites.

Atenção também para cílios postiços e colas. Produtos não regulamentados pela Anvisa podem causar reações alérgicas e até mesmo queimaduras químicas nas pálpebras.

 

 Lentes de Contato Coloridas e Fantasias

As lentes de contato exigem um cuidado ainda mais intenso.

É muito importante realizar uma consulta com o oftalmologista antes de usar a lente de contato para instruções de uso, higiene e armazenamento, além de uma avaliação da saúde da córnea. Jamais durma ou entre no mar ou em piscinas usando lentes de contato.
Fique atento também aos adereços de cabeça, penas, pontas de fantasia e máscaras que podem causar acidentes oftalmológicos.

 

Primeiros Socorros para cuidado com a saúde dos olhos no Carnaval

Se cair algo no olho, não esfregue pois pode arranhar a córnea. Lave com soro fisiológico em abundância e caso o incômodo não melhor, procure o oftalmologista.

Olho vermelho e coceira podem ser sinais de alergia, geralmente associada ao contato com maquiagem, glitter ou poeira, mas também podem indicar infecções oculares, como conjuntivites, que exigem avaliação médica.

O uso inadequado de colírios pode agravar o quadro, mascarar sinais importantes e causar complicações. Por isso, nunca se automedique: diante de qualquer desconforto persistente, procure um oftalmologista.

Durante o Carnaval, conte com o Hospital de Olhos do Paraná para atendimentos 24h de urgência e emergência.