CROSSLINK - CERATOCONE

Antes de entendermos o tratamento é importante falarmos sobre o Ceratocone.

Essa condição é uma doença ocular que aparece mais comumente no período da adolescência, podendo expandir-se até a fase adulta.

A doença afeta o formato e a espessura da córnea, parte transparente dos olhos, levando a uma percepção distorcida das imagens.

 

Fatores que podem ocasionar o Ceratocone

 

Ainda não existe uma causa definida pela medicina e tanto o fator hereditário, quanto ambiental podem influenciar no surgimento da doença

Dentre os principais fatores de risco estão:

– Coçar os olhos com frequência;

– Histórico familiar;

– Possuir algumas condições alérgicas que instiguem a coçar o olho, como rinite alérgica, asma ou dermatite;

– Ser portador da Síndrome de Down ou da Síndrome de Ehlers-Danlos.

 

O que é Crosslinking e como é realizado

 

O Crosslinking é um tratamento cirúrgico que auxilia no combate ao Ceratocone. É aplicado um colírio específico, a base de vitamina B2, que é ativado logo após, por um feixe de luz ultravioleta. Assim, ocorre a estimulação e restauração das fibras de colágeno, que reforça a estrutura da córnea e aumenta a sua estrutura.

Além de ser realizado em casos de ceratocone, o procedimento também é indicado para pacientes portadores das chamadas ectasias corneanas, como a Degeneração Marginal Pelúcida, condição onde ocorre o afinamento da córnea, apresentando um tipo de formato em cone.

A cirurgia é feita apenas com anestesia tópica, a base de colírios. O procedimento é minimamente invasivo e tem duração de aproximadamente 1 hora.

 

Realize seu check-Up

 

É de suma importância que caso você note qualquer sinal diferente na sua visão, o seu oftalmologista seja consultado para realizar um check-up.

Dessa forma, você evita futuros transtornos relacionados a doenças oculares e garante mais qualidade de vida.