A epidemia de Coronavírus trouxe uma série de medos e ansiedade à população, já que se trata de um vírus que se espalha rapidamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o Covid-19 pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos, superfícies contaminadas, contato com a boca, nariz e, inclusive, pelos olhos.
Especialistas do Hospital de Olhos do Paraná alertam que o contágio por meio dos olhos pode ocorrer quando o paciente encosta as mãos infectadas junto ao globo ocular. “A transmissão pode potencialmente ocorrer dessa forma, o que facilita a transmissão de uma pessoa para a outra. É como se fosse uma gripe ou uma conjuntivite comum, tocar os olhos é uma forma simples de contágio”, alerta Dr. Carlos Augusto Moreira Junior – chefe do Setor de Retina do Hospital de Olhos do Paraná.
Segundo o especialista, ao que diz respeito à visão, até o momento não foi constatada nenhuma perda visual pelo Coronavírus. Mas o oftalmologista reforça as recomendações para evitar essa e outras doenças com transmissão parecida. “Lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos, utilizar álcool em gel 70% e evitar tocar as mãos nos olhos são as principais recomendações”, finaliza Dr. Moreira Junior.