Quando você machuca o olho, acorda com ele inchado e ardendo, ou passa a enxergar embaçado da noite para o dia é fácil de saber que existe algum problema.
Mas e quando não há sinal nenhum?
Existem algumas doenças oftalmológicas que são silenciosas, vêm chegando devagarinho, se instalando e quando os primeiros sinais se apresentam parte da visão já foi prejudicada.
Mas quais são essas doenças e como podemos preveni-las?
Apresentamos a seguir as três síndromes mais comuns e formas de que você pode se prevenir contra elas.
Retinopatia Hipertensiva
Pessoas hipertensas podem ter danos nos vasos sanguíneos da retina.
Isso porque a pressão arterial elevada faz as pequenas artérias se estreitarem, prejudicando o fluxo sanguíneo, causando lesões nas paredes dos vasos que resultam no vazamento de fluidos e de sangue, podendo levar à cegueira.
Pacientes em que a hipertensão afetou os olhos têm mais chance de ter outros órgãos prejudicados por ela, como os rins, por exemplo.
Para prevenir a Retinopatia Hipertensiva, é preciso prevenir a hipertensão arterial através de uma alimentação saudável com menos sal e diminuindo a ingestão de álcool, cuidando da gordura abdominal, fazendo exercícios e deixando a vitamina D em dia. Além de fazer os exames de rotina e consultar o oftalmologista.
Olho Preguiçoso
O Olho Preguiçoso ou Ambliopia é uma falha na comunicação entre olho e cérebro. Por falta de estímulos no período de desenvolvimento visual (entre 0 a 2 anos, podendo se estender até 8 anos de idade), o cérebro ignora a informação de um dos olhos e os músculos em torno não funcionam de forma correta.
Se não diagnosticada e tratada na infância, a Ambliopia pode causar cegueira. Por isso é tão importante fazer o acompanhamento com o oftalmologista, primeiro com o teste do olhinho e depois com as consultas periódicas. Assim, os primeiros sintomas já são identificados e o tratamento é iniciado cedo, aumentando as chances de sucesso.
DMRI – Degeneração Macular Relacionada À Idade
A DMRI afeta o fundo do olho, as células da mácula (área central da retina) vão se degenerando e, quando não tratada, pode causar cegueira irreversível. É uma das doenças mais comuns que prejudica a visão de homens e mulheres com mais de 60 anos.
Além da idade, são considerados fatores de risco para essa doença: histórico familiar, tabagismo, exposição à luz solar (radiação ultravioleta), obesidade ou dieta rica em gorduras, hipertensão arterial ou doenças cardiovasculares.
No começo, ela pode ser assintomática ou apresentar leve embaçamento visual, mas por ser lenta e progressiva a maioria das pessoas nem notam.
Ter uma vida com hábitos saudáveis, como boa alimentação, praticar atividades físicas e hobbies, além de fazer as consultas de rotina, fazem parte do cuidado com a saúde de seus olhos.
Todas essas doenças são tratáveis quando diagnosticadas no início, por isso a chave para combater seus possíveis danos é a prevenção.
Consultar o oftalmologista regularmente, fazer o checkup, ter hábitos saudáveis e não se automedicar garantem saúde para os seus olhos.
Cuide do seu olhar. Previna-se.
Abril Marrom HOPR – Mês de Combate e Prevenção às Diversas Espécies de Cegueira 👁️