A terceira idade traz diversas mudanças no nosso organismo e alguns problemas nos olhos podem ocasionar perda de visão se não forem tratados
O corpo humano passa por diversas transformações naturais ao longo dos anos e com a chegada da terceira idade alguns problemas podem comprometer a qualidade de vida, como as doenças que afetam os olhos.
Com o aumento da expectativa de vida, alguns problemas que antes eram pouco comuns, cada vez se tornam mais frequentes. Hoje, no Dia do Idoso, separamos algumas doenças nos olhos que atingem pessoas da terceira idade:
Presbiopia: também conhecida como vista cansada, não é bem uma doença, e sim uma condição que ocorre após os 40 anos. Ela resulta em perda da qualidade visual em relação a objetos próximos, especialmente em ambientes com pouca luz.
Glaucoma: é uma doença que ocorre após a elevação da pressão nos olhos. Esse aumento pode lesionar o nervo óptico e, como consequência, leva à perda da visão periférica e até mesmo perda total de visão no olho atingido.
Catarata: consiste na perda progressiva da transparência do cristalino, que é uma lente localizada atrás da íris. O cristalino fica opaco, reduzindo a nitidez das imagens progressivamente conforme a doença avança. Essa doença é a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo.
DMRI: a Degeneração Macular Relacionada à Idade trata-se da destruição dos fotorreceptores da mácula, uma estrutura localizada na parte central da Retina.
Retinopatias: são doenças que acometem a Retina, sendo as causas mais comuns a hipertensão arterial e o diabetes. Elas provocam a deformação dos vasos oculares, resultando no extravasamento de líquidos e até hemorragias.
Buraco de mácula: atinge a mácula (estrutura situada no centro da Retina), causando a diminuição da acuidade visual e comprometendo o campo central da visão. O buraco de mácula é mais comum em mulheres após os 55 anos.
Moscas volantes: é caracterizada por enxergar pontos escuros que se movem na frente de um ou dos dois olhos. É causada pelo processo natural de deslocamento do vítreo, um gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular.
Para cada doença há um tratamento específico, por isso, as consultas com o oftalmologista são tão importantes. Ele poderá fazer o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Algumas orientações podem ajudar na prevenção da sua saúde ocular, como adotar uma alimentação saudável, não fumar ou parar de fumar, praticar exercícios físicos com frequência, controlar o peso e a pressão arterial, bem como proteger-se da radiação solar por meio de óculos escuros com proteção ultravioleta.
Lembre-se que é essencial manter o cuidado com os seus olhos em todas as fases da sua vida e o Hospital de Olhos do Paraná dispõe de estrutura, tecnologia e profissionais para o tratamento e diagnóstico das diversas doenças oftalmológicas.