Aqui no Hospital de Olhos do Paraná, a campanha Abril Marrom já começou. Este é o mês de prevenção, combate e reabilitação das diversas espécies de cegueira.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% das causas de perda de visão no mundo podem ser prevenidas com o diagnóstico e tratamento corretos. Mas na prática, o que isso quer dizer?
Nossos olhos são estruturas sensíveis, pequenos ciscos já causam incômodos terríveis, então existe esta crença de que todas as doenças nos olhos são incômodas e dolorosas. Por um lado, algumas doenças de fato são incômodas como a conjuntivite, porém, diversas doenças que podem ter consequências graves têm seu início silencioso.
Um exemplo é o Glaucoma, uma doença que afeta estruturas do nervo óptico, possui causas diversas e, em seu início, é assintomática. Para o diagnóstico desta doença, a consulta de rotina ao oftalmologista é de extrema importância, uma vez que, apenas exames complementares podem confirmar o diagnóstico. Seu tratamento pode ser tanto medicamentoso quanto cirúrgico, dependendo do tipo de Glaucoma diagnosticado.
A maior causa de cegueira reversível no mundo é a Catarata, uma doença que afeta o cristalino, uma estrutura transparente que se torna opaca com à medida que a doença avança. Atualmente, a Catarata pode ser tratada de forma rápida e segura, por meio da cirurgia. Com o avanço tecnológico, é possível ter uma maior precisão tanto no diagnóstico quanto no tratamento desta doença, e consequentemente bons resultados na recuperação após o procedimento.
Existem diversas maneiras de cuidar da saúde dos olhos que podem ser aplicadas no dia a dia, contudo a principal atitude para evitar a cegueira é fazer o check-up oftalmológico. Consultar periodicamente o oftalmologista é essencial para o diagnóstico destas doenças que não apresentam sinais de início. Esta consulta de rotina deve ser feita por pessoas de todas as idades, no mínimo uma vez ao ano.
Seu olhar muda o mundo. Cuide dele.