Você sabia que a saúde dos olhos pode ser afetada pelo uso de anticoncepcionais orais? O uso de anticoncepcional é parte da rotina de muitas mulheres, sendo um método contraceptivo muito utilizado. Isso ocorre, pois os hormônios contidos nos medicamentos podem afetar a saúde oftalmológica de diversas formas.
Hoje, vamos falar sobre como o uso de anticoncepcionais pode afetar a saúde dos olhos e a importância do acompanhamento com o oftalmologista nestes casos, vamos lá?
O que são anticoncepcionais orais?
Os anticoncepcionais orais são medicamentos hormonais utilizados por mulheres principalmente como método para evitar a gravidez. Além de sua função, principal, estes medicamentos também auxiliam no controle do fluxo menstrual, tratamento de doenças como a endometriose e controle de sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos.
Assim como todo medicamento, o uso de anticoncepcionais precisa ter indicação e acompanhamento do médico.
O anticoncepcional pode afetar a saúde dos olhos?
Sim, o uso de anticoncepcionais a longo prazo pode causar algumas condições oftalmológicas, em função das mudanças hormonais ocasionadas pelo medicamento no organismo. O desenvolvimento destas condições está relacionado ao uso a longo prazo, ou combinação de mais de um anticoncepcional, o que torna ainda mais importante o acompanhamento periódico com o oftalmologista.
Algumas doenças que o uso do anticoncepcional pode trazer são:
Síndrome do Olho Seco: Caracterizada pela diminuição da lubrificação do olho, devido à redução da produção lacrimal ou da qualidade da lágrima. Os anticoncepcionais orais podem afetar a composição das lágrimas em função da mudança hormonal. Alguns sintomas do Olho Seco são: coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.
Glaucoma: O Glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, responsável por levar as imagens dos nossos olhos ao cérebro. O Glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular, que causa lesões ao nervo óptico.
Estudos indicam uma relação entre o uso prolongado de anticoncepcionais com o maior risco do desenvolvimento de Glaucoma.
Por fim, lembramos que a forma mais segura de realizar o uso de anticoncepcionais, cuidando da saúde ocular, é o acompanhamento médico de rotina. Evite a automedicação, faça check-ups com o oftalmologista mesmo que não tenha sintomas e não interrompa os tratamentos.
Você pode contar com o Hospital de Olhos do Paraná para suas consultas de rotina, diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas. Agende sua consulta aqui.