A adaptação de lentes de contato é um processo de escolha da melhor lente para cada caso e aprendizagem sobre manuseio e cuidados no uso, com supervisão de um oftalmologista. As lentes de contato auxiliam em diversas condições visuais, inclusive na correção grau, sendo uma alternativa ao uso dos óculos.
Neste artigo você conhece mais sobre o uso, os tipos e adaptação de lentes de contato. Vamos lá?
Quais as indicações para lentes de contato?
O uso de lentes de contato pode ser indicado para diversas condições oftalmológicas, sendo as mais comuns para a correção de graus de erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Além disso, as lentes podem ser indicadas para outras correções como Ceratocone, Anisometropia (diferença grande de grau entre os dois olhos), além da prática de esportes.
Outra indicação da lente de contato é para fins estéticos e protéticos, como para pessoas com cicatrizes aparentes na córnea. Existem ainda as lentes terapêuticas, utilizadas em processos pós-cirúrgicos e doenças específicas.
A indicação das lentes de contato deve feita ser pelo oftalmologista, pois, além da análise da necessidade cada caso, a indicação passa antes por uma avaliação individual e integral da saúde dos olhos.
Como é a adaptação de lentes de contato?
A adaptação de lentes de contato é composta por uma série de procedimentos e exames para encontrar a opção mais segura e confortável para o paciente.
É avaliada a superfície ocular, e como esta interage com o uso da lente de contato. Além disso, também são avaliadas a condição de saúde oftalmológica em geral, bem como as sensações do paciente ao utilizar as lentes.
É neste momento que o paciente aprende os cuidados necessários para utilizar corretamente as lentes de contato, com instruções detalhadas sobre aplicação, remoção, cuidados com a lente, soluções de limpeza, lubrificação ocular e afins.
Por isso, é muito importante ter acompanhamento do oftalmologista ao utilizar sua lente de contato.
Quais os tipos de lentes de contato?
Lentes rígidas
As lentes rígidas, são feitas de materiais mais duros. Elas permitem oxigenação dos olhos, podendo ser utilizadas a longo prazo.
São indicadas para casos de astigmatismo de grau elevado, ceratocone ou outros problemas na curvatura da córnea.
O período de adaptação das lentes de contato rígidas pode ser maior, pois o conforto inicial é inferior ao das lentes gelatinosas.
Lentes gelatinosas
As lentes gelatinosas são as mais populares, fabricadas com materiais macios e flexíveis que se moldam facilmente à superfície ocular.
Disponíveis em diferentes versões, como lentes descartáveis diárias, quinzenais ou mensais, elas são indicadas para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Lentes esclerais
As lentes esclerais são maiores e cobrem não apenas a córnea, mas também parte da esclera (parte branca do olho). São mais utilizadas para casos de Olhos Seco severo, Ceratocone e outras irregularidades corneanas.