Lentes Intraoculares: tudo o que você precisa saber sobre Lentes Intraoculares antes da cirurgia de Catarata

lentes intraoculares

As Lentes Intraoculares (LIO’s), como o próprio nome indica, são lentes fixas posicionadas no interior da estrutura dos olhos. Sua principal função é ser uma prótese para substituir o cristalino.

Além desta função, a lente intraocular pode corrigir definitivamente os erros de refração como miopia e astigmatismo, restaurando integralmente a visão do paciente.

Hoje, vamos falar um pouco sobre as Lentes Intraoculares e quais os tipos que existem. Vamos lá?

 

Como as Lentes Intraoculares funcionam?

O Cristalino é conhecido como a lente natural dos olhos. Localizado atrás da pupila, ele tem a função de focar objetos, conhecido também como acomodação visual. É um tecido translúcido, sem corrente sanguínea, sendo nutrido pelo humor aquoso presente na sua estrutura. Quando o Cristalino se torna opaco, seja pelo envelhecimento natural de suas células, uso de medicamentos, cirurgias ou acidentes, chamamos de Catarata.

A única forma de tratamento e cura para a Catarata é cirúrgica, na qual todo o cristalino afetado pela doença é retirado, e para substituí-lo, são utilizadas as Lentes Intraoculares. Na cirurgia, após retirar a Catarata, a LIO é posicionada na mesma câmara atrás da Íris, cumprindo a mesma função do Cristalino.

As Lentes Intraoculares também podem corrigir erros de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia e presbiopia. Veja como cada uma delas funciona.

 

Quais os tipos de Lentes Intraoculares?

Existem diversos tipos diferentes de Lentes Intraoculares, e elas são divididas nas categorias monofocais ou multifocais, tóricas ou não-tóricas. Veja a função de cada uma

Lente Intraocular Monofocal Tórica: esta lente melhora o foco da visão apenas a uma distância, para longe, e é indicada para casos de astigmatismo de grau médio ou alto.

Lente Intraocular Monofocal Não Tórica: este tipo de lente também é indicada para erros refrativos, como Miopia e hipermetropia. Este tipo de lente ainda irá focar na visão para longe, mas o paciente ainda poderá precisar de óculos para enxergar de perto.

Lente Multifocal Tórica: o diferencial deste tipo de lente é a ampliação da visão tanto para perto quanto para longe. Este tipo de lente é indicado para graus médios e altos de astigmatismo.

Lente Intraocular Multifocal Não Tórica: Este tipo de lente também permite a correção da visão para perto e para longe, contudo, ela é indicada para graus mais baixos de astigmatismos.

Além destes tipos também existem as lentes esféricas (estas lentes são mais arredondadas, próximas do formato do cristalino) e asféricas (estas lentes são mais planas, o que pode ajudar na acomodação das lentes).

Conclusão

A escolha da Lente Intraocular é feita durante as consultas pré-operatórias, nas quais o oftalmologista poderá explicar os benefícios de cada tipo para o seu caso, considerando a anatomia dos seus olhos, erros de refração e afins. Por isso, a melhor forma de escolher sua Lente Intraocular é conversando com seu oftalmologista.

O Hospital de Olhos do Paraná possui oftalmologistas e cirurgiões para tirar todas as suas dúvidas. Agende sua consulta.