Ultrassonografia do globo ocular: Como é feito? Para que serve?

ultrassonografia do globo ocular

A ultrassonografia do globo ocular é um exame diagnóstico que permite ao oftalmologista avaliar as estruturas internas dos olhos do paciente, em tempo real. Também conhecida como ecografia de órbita, ecografia ocular e ultrassom ocular, este é um exame indolor e não invasivo, muito utilizado tanto para diagnóstico quanto para preparo pré-operatório.

Vamos conhecer mais sobre este exame?

 

Como funciona a ultrassonografia do globo ocular.

 

Os exames de ultrassom são realizados por meio de ondas sonoras em alta frequência que, em contato com o gel, refletem nas estruturas do corpo humano e são traduzidas em imagens ao aparelho em tempo real. Esta é uma das grandes vantagens da ultrassonografia do globo ocular, poder avaliar as estruturas internas em tempo real.

A ultrassonografia pode ser feita com olhos fechados, com o gel aplicado sobre as pálpebras. Em alguns casos ele pode ser feito com os olhos abertos, para uma melhor avaliação da estrutura anterior dos olhos, e nestes casos é aplicado um colírio anestésico.

É um exame que não precisa de preparo e nem acompanhante, uma vez que não exige a dilatação da pupila.

 

Para que serve a ultrassonografia ocular?

A ultrassonografia do globo ocular avaliará a anatomia e estrutura interna do olho, como a cavidade vítrea e retina. Ela pode ser utilizada em diagnósticos de cistos, hemorragias e até mesmo na investigação de traumas.

Em alguns casos, quando há grande opacidade nos olhos, a ultrassonografia ocular pode ser utilizada como um substituto ao exame de fundo de olho.

Algumas doenças que a ultrassonografia ocular pode detectar são:

Descolamento de retina;

Catarata;

Moscas-volantes;

Tumores e lesões intraoculares;

Inflamações.

A ecografia ocular apenas é contraindicada em caso de perfuração ocular não tratada e doenças infecciosas como as conjuntivites.

Conclusão

A ultrassonografia ocular também é utilizada para analisar estruturas internas em preparos para cirurgias de Catarata e Glaucoma. Desta forma o oftalmologista consegue avaliar com mais precisão a anatomia dos olhos, antes do procedimento cirúrgico.

O Hospital de Olhos do Paraná conta com uma estrutura completa de diagnóstico para doenças oftalmológicas, tratamentos e cirurgias. Agende sua consulta.