A saúde dos olhos e a segurança no trânsito andam juntas

A saúde dos olhos e a segurança no trânsito andam juntas.

A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, especialmente quando se trata de dirigir um veículo. A saúde dos olhos ajuda a prevenir acidentes.

Miopia, hipermetropia e astigmatismo, podem afetar negativamente a capacidade de um motorista de enxergar corretamente e reagir a tempo a situações de trânsito. Além disso, doenças oculares, como catarata e glaucoma, podem reduzir a visão periférica e prejudicar a capacidade de julgamento de distância e velocidade.

No Brasil 20,7 milhões de motoristas e motociclistas têm restrição Código A (obrigatório o uso de lentes corretivas) na CNH.

332 mil têm restrição Código Z (impressa como X na CNH), pessoas com Visão Monocular (cegueira de um dos olhos).

102 mil de condutores não podem dirigir após o pôr do sol, restrição Código U.

Todas essas informações nos mostram que a saúde dos olhos afeta diretamente a segurança no trânsito.

Como vimos, pessoas com baixa visão, cegueira legal, ou que precisam de lentes corretivas podem sim dirigir. O importante é ser preventivo, tanto dentro como fora do veículo.

 

Maio Amarelo e a Saúde dos Olhos.

Completando 10 anos, o movimento Maio Amarelo tem como propósito chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 2016 a 2019, o comprometimento da saúde dos olhos foi responsável por 1.659 sinistros de trânsito em rodovias federais.

Por isso, nós do Hospital de Olhos do Paraná, apoiamos à campanha Maio Amarelo, pois sabemos que a saúde dos olhos está ligada à segurança no trânsito.

Ano passado, falamos sobre a importância do uso do cinto de segurança para a proteção dos olhos em caso de acidentes.

Leia a matéria completa aqui.

Este ano, ressaltamos a necessidade do cuidado preventivo dos olhos para aumentar a segurança no trânsito.

Então…

Como cuidar dos olhos e ficar seguro no trânsito?

Estar em dia com os exames oftalmológicos.

Ficar atento aos sinais de dificuldade em enxergar: você consegue ler as placas de trânsito em tempo hábil e sem forçar os olhos?

Se a resposta for “não” ou “mais ou menos”, é hora de procurar seu oftalmologista.

Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano para fazer um check-up, uma vez que algumas doenças só desenvolvem sintomas em estágio avançado. Medir a pressão do olho, fazer o exame de fundo de olho são algumas formas de garantir a boa saúde dos olhos.

 

Usar óculos especiais para dirigir.

Ao consultar o oftalmologista, você pode pedir que ele indique óculos com lentes coloridas para dar mais conforto ao dirigir em dias muito ensolarados ou em situações com muito contrastes de luz e cores.

O oftalmologista também pode indicar lentes de contato ou cirurgia refrativa, cada caso é um caso.

 

Usar os equipamentos de segurança obrigatório.

No carro, o quebra-sol é um item de segurança que protege os olhos da luz solar direta e garante a visibilidade.

Já para quem pilota moto, usar o capacete com a viseira abaixada, ou para os abertos com os óculos de proteção. Assim evita que a poluição ou corpos estranhos entrem no seu olho.

Além desses itens obrigatórios, o uso de óculos de sol com proteção UVB e UVA e cuidado com a luz dos faróis ajudam a manter o olhar mais focado.

 

Ter hábitos saudáveis.

Praticar exercícios, se alimentar bem, não se automedicar e tomar água ajudam a manter sua boa saúde, garantindo que seus olhos também fiquem saudáveis.

Várias doenças que não são oftalmológicas, podem causar a cegueira como diabetes e pressão alta por exemplo.

 

Para os motoristas com mais de 50 anos:

Os motoristas com mais de 50 anos precisam ter cuidados especiais com a saúde dos olhos, listamos alguns cuidados:

Realizar exames regulares de visão: é importante realizar exames oftalmológicos regulares para verificar a acuidade visual, a presença de catarata, glaucoma e outras doenças oculares.

Reduzir a exposição a luzes brilhantes: os motoristas com mais de 50 anos podem ser mais sensíveis a luzes brilhantes, o que pode tornar a condução mais difícil. É importante evitar dirigir durante o amanhecer e o anoitecer, quando o sol está baixo, e usar óculos de sol polarizados para reduzir o brilho.

Manter os olhos hidratados: é importante manter seus olhos hidratados durante a condução, especialmente em viagens longas. O ar condicionado e o aquecedor dentro do carro podem ressecar os olhos, por isso é importante beber bastante água e usar colírios lubrificantes, se necessário. Lembrando que o colírio sempre deve ser indicado pelo seu oftalmologista.

Descansar os olhos regularmente: dirigir por longos períodos pode causar fadiga nos olhos e tornar mais difícil a visibilidade. É importante fazer pausas regulares e evitar dirigir por longos períodos sem descanso.

Evitar dirigir à noite ou em condições climáticas adversas: pode ser mais difícil de enxergar à noite ou em condições climáticas adversas, como chuva, neblina ou neve. Por isso, a dica é evitar dirigir ou se não tiver opção, ter o dobro de cuidado e atenção.

No mês Maio Amarelo, lembramos a você a importância de cuidar da saúde de seus olhos para deixar o trânsito mais seguro.

 

Maio Amarelo HOPR