No que diz respeito a check-ups de rotina, o oftalmologista geralmente não consta na lista ou é lembrado somente em últimos casos, quando a visão já apresenta algum tipo de anormalidade.
Mesmo que o nosso cotidiano seja bastante atarefado, é necessário que façamos uma pausa para priorizar a nossa saúde, afinal, perdemos qualidade de vida quando a saúde dos nossos olhos está debilitada.
De acordo com pesquisas, 34% dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e nunca se importou com a saúde dos olhos.
Buscar ajuda tardiamente pode ter complicações graves na saúde dos olhos e aumentar a complexidade de alguns tratamentos.
Entenda por que é necessário consultar o oftalmologista com regularidade.
Consultar o oftalmologista pode prevenir doenças que surgem silenciosamente
Algumas doenças dos olhos passam desapercebida por não apresentarem sintomas e só se manifestarem em estágios já avançados. Estas doenças podem ser diagnosticadas precocemente em consultório, e com o tratamento adequado, é possível evitar complicações a longo prazo.
GLAUCOMA
O glaucoma não tem idade específica para se manifestar, embora seja mais comum em pacientes adultos.
A doença está ligada diretamente ao nível de pressão dos olhos e seu tratamento é bastante simples, se for diagnosticada logo no início. Pode-se utilizar colírios para diminuir a pressão e caso esse método não ajude no controle da doença, é realizada a cirurgia a laser.
O processo cirúrgico também é simples e normalmente indolor, levando cerca de aproximadamente 15 minutos para a sua conclusão.
CATARATA
A Catarata é bastante conhecida por ser uma doença associada à idade, já que ocorre devido à perda natural do cristalino, comprometendo a visão. Porém ela pode também ser uma doença congênita em alguns casos, que são raros, mas existem.
A doença compromete a visão, podendo em alguns casos levar a cegueira.
O tratamento é definitivo, e somente realizado através de cirurgia, estabelecendo a visão.
RETINOPATIA DIABÉTICA
Essa doença causa alteração nas estruturas ao fundo do olho, em especial na retina e afeta as pessoas que apresentam Diabetes. Ela pode se desenvolver a qualquer momento, principalmente em indivíduos que não fazem o controle da glicose sanguínea.
É mais um exemplo de doença silenciosa que muitas vezes não é identificada no início e que pode ser diagnosticada por meio do exame de fundo de olho.
A visão também pode ser comprometida pela Retinopatia Diabética e em casos mais graves, pode causar até mesmo o descolamento da retina, se não for tratada adequadamente.
Por que devo consultar o oftalmologista com regularidade?
Todos as doenças citadas acima, possuem algo em comum: elas agem de forma discreta e avançam sem chamar muito atenção.
Possuem sintomas bem parecidos inicialmente e podem ser confundidas com a vista cansada. Qualquer sinal de manchas, visão embaçada ou distorção, deve ser levada a sério.
A ida ao oftalmologista deve ser regular, independente da presença ou não de sintomas nos olhos. Esta é indicada pelo menos uma vez ao ano para que sejam realizados exames de rotina, afim de detectar qualquer alteração nos olhos. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado e sua visão tem ainda mais chance de uma recuperação totalmente efetiva, sem grandes intervenções.
Pessoas acima dos 40 anos, que apresentam casos de diabetes, hipertensão ou algum histórico familiar, devem redobrar os cuidados. A frequência de consultas pode ser decidida junto ao seu oftalmologista.
Não postergue a sua saúde, agende o seu exame de rotina e esteja sempre atento o cuidado com os olhos.
Você pode agendar seu check-up anual no Hospital de Olhos do Paraná por meio do nosso aplicativo. Disponível para IOS e Android.