Para quem mora em Curitiba, a chegada do outono veio marcante com uma mudança brusca de temperatura. Fato é que, todos os que moram no sul do país, mais cedo ou mais tarde vão sentir a queda nos termômetros típicos dessa estação, e com isso a saúde dos olhos pode ficar mais frágil ou ainda sofrer com as características típicas da estação. Por isso fique atento ao cuidado com a saúde dos olhos neste outono.
Uma característica comum do outono é o clima mais seco, o que também aumenta a poluição, principalmente em grandes cidades. Esta soma pode alterar a lubrificação dos olhos e deixar mais suscetível a questões como a Síndrome do Olho Seco. Afim de evitar isso, uma das principais dicas é beber muita água, mesmo com as quedas de temperatura, pois estar bem hidratado auxilia também na lubrificação dos olhos.
Para evitar o Olho Seco converse com seu oftalmologista sobre a possibilidade de utilizar um colírio lubrificante nesta época do ano.
Outro problema oftalmológico comum do outono são as alergias. Devido às quedas de temperatura, é comum que os ambientes fiquem mais fechados, logo partículas de poeira ou pelos de animais ficam no ar e podem causar alergias nos olhos. Mesmo com as temperaturas mais frias, é importante arejar os ambientes.
Além disso, é importante evitar esfregar os olhos. Assim, partículas e agentes que causam alergias não entram em contato com o globo ocular.
Por fim, um problema comum do outono são os casos de conjuntivite. A mudança climática pode causar uma queda na imunidade, e quando somado aos ambientes fechados onde vírus e bactérias podem circular, é comum que os casos de conjuntivite apareçam mais. Por isso, é importante manter os ambientes bem ventilados, além de ficar ainda mais atento à alimentação, para manter a imunidade alta.