Se nos seus planos para o próximo ano está a liberdade de não depender mais dos óculos de grau ou das lentes de contato, que tal começar a planejar a Cirurgia Refrativa?
O procedimento é indicado para corrigir erros refrativos – Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.
Os chamados erros de refração são alguns dos problemas oftalmológicos mais comuns, que podem surgir em qualquer período da vida. Eles ocorrem quando a luz que atravessa o globo ocular, e forma as imagens que vemos, não chega com nitidez à retina. Isso causa dificuldade de enxergar, ler e até mesmo dores de cabeça e tonturas.
Como o procedimento é feito?
A cirurgia é feita com um laser que trata a córnea e conta com um sistema de rastreamento, qualquer movimento do olho é acompanhado pelo feixe de luz aumentando a precisão e segurança do procedimento. Com isso, é possível corrigir o erro de convergência e de formação da imagem, evitando a sensação de duplicidade e a falta de nitidez. Ela é rápida, segura e indolor, uma vez que é utilizado um colírio anestésico para que o paciente não sinta nenhum desconforto.
Quem pode fazer?
Antes de realizar a cirurgia é importante fazer a uma avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal, são realizados alguns exames específicos para afastar a possibilidade de qualquer contraindicação na realização do procedimento.
E a recuperação?
A recuperação varia de acordo com a técnica utilizada na operação, PRK ou LASIK. Nos primeiros dias os sintomas comuns são irritação ocular, vermelhidão, inchaço das pálpebras, sensibilidade à luz. Recomenda-se que o paciente evite esforços físicos por cerca de 15 dias. O trabalho pode ser retomado de acordo com a recomendação do seu oftalmologista.
E aí, você deseja diminuir a dependência dos óculos? Consulte com o oftalmologista e faça os exames pré-operatórios para avaliação do seu caso e comece 2022 com muito mais liberdade na sua rotina.